23/05/2013
Néviton aplaude as sessões itinerantes
Apesar de estar há poucos dias novamente na condição de um dos representantes populares do povo cuiabano, o vereador Néviton Fagundes, PTB, já elaborou mais de 300 indicações para os núcleos comunitários que compreendem o Grande CPA (onde reside) e outras regiões da capital. Ele afirmou hoje (23-05) estar impressionado com o que considera "pique de trabalho arrojado" da atual Mesa Diretora do Parlamento, sob o comando do vereador João Emanuel, PSD.

"A gestão anterior fez um bom trabalho, não há como negar. Estava aqui e presenciei grandes ações da antiga Mesa Diretora. Mas é preciso reconhecer a notável dinâmica que o presidente João Emanuel emprestou ao cotidiano parlamentar, juntamente com o restante dos componentes da nova Mesa Diretora". Segundo definiu, veteranos e calouros na Casa de Leis se uniram para unificar o discurso de representatividade popular, imprimindo ritmo diferenciado ao Legislativo. "Isso pode ser sentido concretamente na satisfação e confiança dos munícipes, que agora recorrem de forma mais assídua à Câmara, a fim de expor seus dilemas comunitários".

Com referência ao volume expressivo de indicações que viabilizou em poucos dias de mandato,  Néviton explicou que seu trabalho está focado em resolver demandas já conhecidas da população dos polos periféricos de Cuiabá, em sua maioria ligadas à Educação e infraestrutrura. "A região do Grande CPA é, por assim dizer, recordista de problemas de vários tipos. Concentra comunidades estruturadas e, também, de extrema carência, detentoras de problemas desafiadores".

Na opinião do parlamentar, é da periferia que provém o maior número de reclames por parte da população. "Então, é preciso manter ali uma contínua intervenção política dos representantes populares", assinala. "A retomada das sessões itinerantes e audiências públicas, por exemplo, efetivamente veio fortalecer as bases de trabalho do Legislativo. O povo se sente bem mais à vontade, e com comodidade prática, para chegar até o vereador e expor suas reivindicações. Não apenas existem clamores na área da Educação, mas também na Saúde, na segurança, moradias, saneamento básico e muitas outras questões de interesse popular".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara