21/05/2013
Allan propõe requerimento para fiscalizar construção de creches em Cuiabá
Informações sobre a educação em Cuiabá foram as principais cobranças e reivindicações do vereador Allan Kardec (PT) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira (21). Apesar de presidir a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Casa e ter a prerrogativa legal de fiscalizar os atos do Executivo, o parlamentar foi ignorado pelo secretário municipal de Educação Gilberto de Figueiredo ao solicitar, informalmente durante um evento, informações sobre a construção de 12 creches licitadas na gestão anterior.

“Ele me respondeu que não poderia fornecer a informação solicitada, pois estaria privilegiando um vereador de oposição. Quero deixar claro que essa informação é pública e na condição de vereador eu devo e vou fiscalizar e cobrar isso. Vamos bater duro na educação de Cuiabá e fiscalizaremos com mãos pesadas”, afirmou Kardec.

Dessa forma, ele oficializou o pedido de informações por meio de um requerimento a ser encaminhado ao secretário Gilberto de Figueiredo. “Queremos saber onde estão essas 12 creches, quanto já foi investido nessas obras”, disse o vereador acrescentando  que “quando se casa com a viúva os filhos vem juntos”, ou seja, apesar do processo licitatório ter sido iniciado na gestão passada do então prefeito Chico Galindo, cabe ao atual gestor, Mauro Mendes, levar adiante as obras que envolvem dinheiro público oriundo do governo federal e prestar contas à sociedade.

Pelo requerimento apresentado, o Executivo deve informar ainda a situação sobre outras 20 creches que também serão construídas na Capital dentro do programa do governo federal, Brasil Carinhoso. Allan defende que sejam levados em conta, dados do IBGE sobre as regiões de Cuiabá que mais necessitam dessas creches com base no levantamento do número de crianças fora das creches. Ele rebateu os argumentos do secretário enfatizando que é justamente a oposição, o Partido dos Trabalhadores, da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Educação Aloízio Mercadante, também do PT que está liberando recursos para a construção nessas novas unidades.

Pontuou que o setor Sul da Capital, que compreende bairros como Parque Geórgia, Jardim Aquarius, Coophema, São Gonçalo Beira Rio e outros da região do Grande Coxipó necessita urgentemente de ser contemplada com uma dessas creches. “É uma região com grande demanda reprimida, ou seja, alto número de crianças sem creche e precisamos fornecer um local adequado onde as mães e pais possam deixar os filhos e trabalharem  despreocupados”, enfatizou o vereador.

Conae

Allan Kardec lembrou aos demais vereadores sobre os encontros da Comissão de Educação da Câmara de Cuiabá que são realizados todas as quintas-feiras às 14 horas para debater os assuntos que passam pela Comissão. Ele também cobrou empenho dos demais colegas de parlamento uma atenção especial para a Educação e também às discussões sobre a 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae) a ser realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.

Será um espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado para a Educação. Até lá, ocorrerão várias discussões regionais com intuito de reunir as contribuições de Mato Grosso para a Conferência Nacional do ano que vem e por isso Allan conclama a participação da classe docente e também política nas discussões.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete