21/05/2013
Ricardo Saad denuncia nepotismo na SMS
Walter Machado
O vereador tucano Ricardo Saad, PSDB, que é médico e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, afirmou hoje (21-05), no Grande Expediente da sessão ordinária, que o secretário Kamil Fares (SMS), também médico, tem favorecido parentes e amigos na Pasta, postura que tem causado revolta nos funcionários de carreira e até em outros setores. "E quem denuncia são os próprios servidores da Secretaria de Saúde de Cuiabá, inconformados com esse explícito nepotismo existente na atual gestão. Nós, da Comissão de Saúde, exigimos que isso seja apurado e que o prefeito Mauro Mendes se posicione. O secretário Kamil Fares foi empossado na SMS para defender os interesses da comunidade".

Um dos exemplos de nepotismo denunciados à Comissão de Saúde do Legislativo, citou o parlamentar, é o da odontóloga Natália Barbosa Silva, profissional lotada no PSF do Pedra 90 e com remuneração acima de R$ 5 mil reais. "Portanto, valor muito além da faixa salarial das demais colegas de área, que percebem R$ 1.280 reais", salienta Saad.

O interessante, segundo o vereador, é que o PSF do Pedra 90, onde a odontóloga Natália Barbosa Silva está lotada, não oferece atendimento de Saúde Bucal. "Quem fez essa denúncia trabalha lá dentro, e preferiu ficar no anonimato para evitar perseguição política. Enfim, não dá para justificar por qual motivo essa odontóloga recebe quase quatro vezes maior do que seus demais colegas de profissão e 'trabalha' num local que não dispõe de atendimento bucal".

Conforme informações repassadas à comissão, acrescentou Saad, Natália era lotada no Distrito da Guia, que oferece serviços de Saúde Bucal. "Para substituí-la, consta na denúncia, designaram uma enteada do doutor Kamil Fares. Investiguem essa odontóloga e vão comprovar que é muito conhecida".

O vereador Ricardo Saad aproveitou ainda para denunciar a carência de atendimento no Centro de Especialidades Médicas da capital. "Consta que ali, por mês, foram realizadas apenas 14 consultas cardiólogicas/mês. É muito pouco, considerando-se a lista existente, de quem tenta obter uma consulta e não consegue. Aliás, o Posto de Saúde do CPA IV, é outra denúncia, está sem médico. Então, tem muita coisa errada na Saúde ofertada pelo município, e é preciso que providências urgentes sejam tomadas. A população não merece isso, claro desrespeito".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo