20/05/2013
Leonardo faz homenagem a festeiros de São Benedito
A Câmara de Cuiabá aprovou o Projeto de Resolução apresentado pelo vereador Leonardo de Oliveira (PTB), líder do prefeito no Legislativo, que institui o título honorífico ordem do mérito legislativo “São Benedito”.

Conforme o projeto, o título poderá ser concedido pelo Legislativo Cuiabano aos festeiros de São Benedito de cada ano e mais 5 festeiros de anos anteriores, sem, contudo, que haja repetição.

A honraria será entregue em sessão solene, no mês em que se comemora a Festa de São Benedito, na qual os homenageados receberão um diploma referente à concessão.

A festa de São Benedito é a mais longa do Estado. Dura em média 30 dias. Começa na primeira semana de junho - com a peregrinação da bandeira nas comunidades vizinhas, jantares e reuniões em residências tradicionais - e termina no segundo domingo de julho.

Oficialmente a Festa de São Benedito surgiu em 1897 a partir da criação do estatuto da “Irmandade”, aprovado pelo bispo diocesano Dom Carlos Luiz D’Amour. Na época, somente as famílias mais abastadas participavam desse grupo, pois eram elas que mantinham a igreja e a festa.

Mas foram os escravos que primeiro homenagearam o santo com festas e oferendas. Desde 1.721 os negros tinham São Benedito como símbolo de luta e fé.

A homenagem não acontece por ocasião do nascimento (05 de outubro) ou morte (quatro de abril) do santo negro. Não se sabe porque ou quem instituiu, mas o primeiro domingo de julho sempre foi o ponto alto da festa.

A partir de 1922 até por volta de 1944 a festa que até então acontecia na igreja, passou a ser realizada na casa dos festeiros ou em casarões antigos de Cuiabá.

Em 45, com a transformação da igreja de Senhora do Rosário - onde fica a imagem do santo - em “Paróquia do Rosário e de São Benedito”, o largo da igreja voltou a ser o palco da festa.

Hoje a festa é, reconhecidamente, a mais popular do Estado. Reúne mais de 10 mil pessoas por noite no pátio da igreja para celebrações religiosas, apresentações culturais e bailes durante várias noites.

Flávia Borges - Assessoria de Imprensa