13/05/2013
Torres de alta tensão devem ser retiradas do Santa Amália

Após intensa mobilização dos moradores da Rua Rouxinol, no bairro Santa Amália, a Rede Cemat foi notificada pela Prefeitura de Cuiabá a remover as torres de alta tensão da calçada. A determinação foi protocolada no dia 30 de abril e determina que a empresa cumpra a remoção no prazo de noventa dias. A Prefeitura afirma que as torres da Rede impossibilitam a acessibilidade e estão em desacordo com a Lei Complementar de Gerenciamento Urbano.

Segundo o presidente do Santa Amália, Rowel Araújo, esta determinação é uma vitória para os moradores que sofrem com a realidade das torres em suas calçadas. “Os moradores estão na expectativa da retirada, ninguém aguenta mais ver estas grandes estruturas na calçada das casas. Agora, cabe a Rede cumprir a determinação e respeitar os direitos dos moradores da Rua Rouxinol”.

O impasse entre a Rede e os moradores do Santa Amália foi intensificado em janeiro desta ano quando a empresa, sem dialogar com os proprietários dos imóveis da rua Rouxinol, começaram a quebrar as calçadas e instalar torres de alta tensão para abastecer a fábrica de cimentos Votorantin. Uma série de reuniões foram realizadas com a participação do vereador Arilson da Silva, além de outras autoridades, em defesa da causa dos moradores.

Arilson da Silva realizou a primeira sessão itinerante da Câmara de Vereadores, no dia 22 de março, onde parlamentares fortaleceram a luta dos moradores do Santa Amália pela retirada do linhão. “Esta conquista demonstra que a instalação das torres está irregular, bem como dissemos desde o início. Realizamos reunião com a Rede, com a Prefeitura e até o Ministério Público atua neste sentido. Os moradores merecem ter a tranquilidade de volta e o direito a acessibilidade respeitado”, destaca o vereador.

Marcela Brito

Assessoria Comunicação

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!