Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
09/05/2013
João Emanuel defende linguajar cuiabano como patrimônio imaterial

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador João Emanuel (PSD), protestou na manhã dessa quinta-feira (09) contra o ex-secretário de Estado de Cultura, Paulo Pitaluga, que usou redes sociais para incentivar pessoas a não participarem da solenidade de comemoração ao fato do linguajar cuiabano ter sido decretado patrimônio imaterial de Mato Grosso.

João Emanuel usou a tribuna e alegou que, como homem público, o ex-secretário de Cultura jamais poderia incentivar as pessoas a não participarem do evento que representa o respeito à tradição cuiabana. Pitaluga usou redes sociais para protestar contra a ida do governador à solenidade realizada na manhã dessa quinta, no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), entidade da qual foi presidente. Alega que estaria presente o governador Silval Barbosa (PMDB) e lembrou o fato do Palácio Paiaguás ter financiado apostilas em que são usados termos ofensivos contra as cidades de Cáceres, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Poconé.

“Como vereador e cidadão cuiabano, fiquei indignado com essa postura porque o senhor Paulo Pitaluga é um homem público, ex-secretário de Estado. Jamais poderia ter ido contra um evento tão importante para a história da nossa cidade, independente de qualquer coisa”, afirmou João Emanuel, que foi respaldado por outros vereadores em defesa de Cuiabá.

A solenidade no IHGMT foi realizada em conjunto com autoridades do município e o decreto que considera o linguajar cuiabano patrimônio imaterial foi publicado no dia 22 de abril em comemoração aos 265 anos de Mato Grosso.

Secom Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.