07/05/2013
Allan representa a Câmara de Cuiabá no lançamento da Conae em MT
O vereador Allan Kardec (PT), que preside a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Cuiabá, participou do lançamento da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae), etapa Mato Grosso. O evento aconteceu na Capital, na tarde desta segunda-feira (06) e lotou o auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) com a participação de gestores educacionais, autoridades e representantes de sindicatos e instituições de ensino.

Ele afirmou que o Legislativo cuiabano, através dos membros da Comissão, juntamente com o Sintep e o Conselho Municipal de Educação vão participar ativamente da Conae, a ser realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. Será um espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. Até lá, ocorrerão várias discussões regionais com intuito de reunir as contribuições de Mato Grosso para a Conferência Nacional do ano que vem.

“A Câmara de Cuiabá, além de fiscalizar, pretende contribuir para tornar realidade uma Educação inclusiva, democrática e com a participação popular”, disse o vereador Allan que também é professor e há vários anos milita em prol das causas educacionais do Estado. O parlamentar ressaltou ainda que “faremos tudo que for possível para a educação de Cuiabá e de Mato Grosso melhorar cada vez mais”.

Para isso, o professor e vereador Allan enfatizou a necessidade de se promover algumas mudanças desde já. Deixou claro que apoia os movimentos e cobranças dos professores e sindicalistas por melhores condições de trabalho, de salários e reconhecimento profissional.

Pediu apoio do secretário municipal de Educação, Gilberto de Figueiredo, na questão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para valorizar mais cada educador. Reforçou que vai lutar para que a elevação de classe e nível dos professores da rede municipal ocorra a cada 3 anos, pois hoje esse prazo é de 5 anos. E também cobrou empenho do secretário para implantar o ensino integral nas escolas da Capital oferecendo aos alunos diversas atividades culturais, esportivas e educacionais, além de alimentação adequada dentro das escolas.

Allan participou do evento e compôs a mesa de covidados com direito à fala ao lado dos secretários de Educação, Ságuas Moraes (estadual), Gilberto de Figueiredo (municipal), do presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Alexandre César, além de membros do Sintep, da Une, da Secitec, do IFMT, de escolas estaduais e municipais, do Ministério Público, da Sejudh e outras instituições que também estão empenhadas na elaboração e aprovação de políticas públicas que garantam uma  educação de qualidade e valorize os profissionais da educação.

Welington Sabino

Assessoria de Gabinete