02/05/2013
Falta de limpeza de terrenos aumenta risco aos cidadãos cuiabanos
O vereador Renivaldo Nascimento (PDT) usou  a tribuna dessa terça-feira (30),  para alertar  à população e ao poder público em ficar atentos com relação ao preocupante risco de uma epidemia de dengue em Cuiabá,  por  causa da falta de limpeza de terrenos públicos e privados.

“São pequenos detalhes que precisam ficar atentas para que seja evitado um mal (Dengue)  maior que possa prejudicar grande parte da  população. Só este ano, cerca de 600 imóveis em Cuiabá foram notificados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por causa do total abandono desses terrenos. Há vários locais  poluídos que abrigam à moradia dos mosquitos da dengue. Contudo, prejudica  à qualidade de vida dos cidadãos ”, alertou o vereador Renivaldo Nascimento

Sobre a doença, só para se ter uma ideia, o  Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) realizado pelo Centro de Zoonoses (CCZ) apontou recentemente, que 7,3% dos domicílios de Cuiabá têm criadouros do mosquito transmissor da dengue. Na avaliação do Ministério da Saúde este índice representa que os moradores da Capital mato-grossense correm risco de enfrentarem mais um surto da doença. Este ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou 1.562 casos na cidade e uma morte.

Outro, o  parlamentar pedetista lembrou da Lei 4409/03, que institui a semana do multidão de limpeza e dá outras providências, que não tem sido aplicada  no município cuiabano desde da gestão anterior do governo municipal.

“A Lei 4409|03, de autoria do vereador Leve Levi não está sendo executada. Foi deixada de lado pela gestão passada. Isso contribuiu ao aumento dos  riscos aos cidadãos que moram  na Capital. O poder público precisar acompanhar”, complementou Renivaldo.

Segundo Renivaldo, com essa Lei, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente  e de Educação ficam responsáveis de campanhas educativas nas escolas públicas e particulares e em todos os bairros de nossa cidade, com o objetivo de criar uma mentalidade de higiene pública, necessária ao conforto e bem estar de todos, além de outros trabalhos promocionais referentes ao assunto. Também, o Município dispõe de firmar parceria com as associações de moradores, entidades de classe, clubes sociais, escolas  públicas e particulares e com a iniciativa privada,  além de  outras definições, para por em prática essa normativa.

Assessoria de Gabinete