26/04/2013
Dilemário pede educação de qualidade e apoia manifestações
O vereador Dilemário Alencar (PTB) se solidarizou com os profissionais da Educação municipal de Cuiabá, que promovem durante esta semana, de 22 a 26 de abril, a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.

A determinação da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) era para que houvesse três dias de greve, porém a subsede do Sindicato de Cuiabá optou pela paralisação apenas nesta quinta-feira (25), além de mobilizações na comunidade escolar durante toda a semana.

"Precisamos valorizar nossos professores. A educação é o futuro do país. É por meio dela que trazemos qualidade de vida à população, pois um cidadão que exerce o seu direito à educação, terá maior possibilidade de ter uma profissão com a qual consiga sustentar sua família. Assim, nossa sociedade não enfrentaria, ao menos com tanta frequência, a violência nas ruas", afirma Dilemário.

Na rede municipal de ensino de Cuiabá, a categoria cobra o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação, aprovado pela Câmara de Vereadores em dezembro de 2010, que assegura a ampliação dos recursos como garantia da universalização do atendimento da educação fundamental e infantil, a melhoria nas condições estruturais das escolas e creches e a valorização dos trabalhadores da educação com recomposição salarial acima da inflação.

"Quero registrar meu apoio veemente ao Sintep por melhorias não somente por salários, mas por melhorias nas escolas", afirmou Dilemário.

O parlamentar ainda comparou a suntuosidade dos Palácios Governamentais existentes em Cuiabá com as escolas, que garantem o futuro da população. "Há uma inversão de valores", afirmou.

Nesta quinta-feira a categoria promove um ato público em frente ao Palácio Paiaguás, como forma de sensibilizar as autoridades municipais e estaduais em prol de uma educação de maio qualidade. A mobilização ocorre às 14h30.

O CNTE lançou a Campanha "Educação Pública, Eu Apoio", visando conscientizar a sociedade a cobrar melhores condições de trabalho nas escolas públicas, como melhor infraestrutura, universalização das matrículas, formação e valorização dos profissionais, mais participação de toda a comunidade escolar e respeito à diversidade e inclusão.

O presidente do CNTE, Roberto Leão, diz que "a escola pública é a escola do país".

A sociedade pode participar da manifestação por uma educação gratuita de educação acessando o endereço eletrônico www.educacaoeuapoio.com.br e assinando uma petição que será enviada ao Congresso Nacional.

Flávia Borges