Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
25/04/2013
Allan propõe seminário para debater Consórcio da Região Metropolitana de Cuiabá
O vereador Allan Kardec (PT) apresentou nesta quinta-feira (25) um requerimento para  uma sessão conjunta entre a Câmara de Cuiabá e outros 12 municípios da Baixada Cuiabana para a definição de um seminário que discutirá a criação e regulamentação do Consórcio da Região Metropolitana de Cuiabá (CMC). Com o Consórcio integrando 13 cidades e  mais de 1 milhão de habitantes, explica o parlamentar, será possível entrar na disputa por recursos federais para aplicar em obras e serviços nessas localidades.  

Um exemplo  é o PAC 2 que prevê a liberação de recursos do governo federal  no valor de até R$ 70 bilhões para obras de saneamento, mobilidade e infraestrutura em cidades de médio porte no país. “A partir daí ficará mais fácil para pleitearmos esses recursos e assim promover melhorias em todos os municípios integrantes do Consórcio”, pontua Allan.

De acordo como vereador, o objetivo é debater no seminário que ainda não tem dada prevista para ser realizado, a lei que criará o CMC. A ideia, explica o parlamentar, é que em conjunto com as Câmaras Municipais, seja debatido o anteprojeto que depois será transformado num projeto de lei. “Essa discussão também deverá ser em conjunto com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso que legisla sobre o assunto”, acrescenta Kardec explicando que o assunto já está sendo levado ao conhecimento dos presidentes de todas as 13 Câmaras da Baixada Cuiabana.

Pela proposta, o Consórcio da Região Metropolitana de Cuiabá será composto pela Capital, Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Barão de Melgaço, Jangada, Nobres, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Rosário Oeste e Planalto da Serra.

Reuniões em Brasília

Allan discorreu sobre o encontro da comitiva de vereadores de Cuiabá que estiveram em Brasília cobrando do governo federal mais atenção para a Capital. “Foi uma agenda muito positiva, fomos bem recebido nos Ministérios onde visitamos e também nos gabinetes de alguns deputados da bancada federal de Mato Grosso. Agora vamos estamos apresentando alguns requerimentos o líder do prefeito para que sejam levados ao Executivo e atendidos”, diz o vereador Petista.

Welington Sabino


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.