24/04/2013
Dilemário quer todos unidos contra o avanço do crack e outras drogas

“É necessário que a Câmara Municipal de Cuiabá levante a bandeira de luta contra as drogas, em especial o contra o crak, que sem dúvida nenhuma é o grande mal do século”, afirma o vereador Dilemário Alencar (PTB) em seu pronunciamento durante sessão plenária de terça-feira (23). O vereador entende que não é possível ficar omisso diante desse grave problema social que tem crescido de forma assustadora,atingindo de forma grave e direta a saúde física e mental de milhares de usuários e roubado e promovendo sofrimento da família.

Um levantamento realizado em 2011 pela Confederação Nacional dos Municípios apontou que, em Mato Grosso, o crack está presente em 105 do total de 141 cidades. ” Infelizmente Cuiabá é apontada como a cidade que têm o maior número de usuário do crack no Estado de Mato Grosso e, que a cada dia que passa, é mais intenso o consumo de drogas em nossa cidade”, afirma o vereador Dilemário Alencar (PTB).

Os índices, segundo o parlamentar são muito preocupantes. Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social em setembro de 2012 apontou quatro regiões, em Cuiabá, como pontos de uso incidente da droga , as chamadas “cracolândias”.

Segundo o vereador os quatro locais com maiores índices de usuários do crack são: Porto ( na orla , debaixo da ponte e na Praça Major João Bueno); Alvorada (região do terminal Rodoviário de Cuiabá); Centro ( Beco do Candeeiro e Centro Histórico de Cuiabá) e Bairros Jardim Leblon e Pedregal, que são considerados uma única região pelo levantamento.

Outros pontos de uso crack e outras drogas são apontados no levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social são: Avenida do CPA (proximidades da Panificadora Los Angeles, MC Donalds, Pit Stop e Banco do Brasil; Praças Ipiranga, Alencastro e Rachid Jaudi; Ponte do Rio Coxipói e proximidades da Rodoviária do Coxipó; Morro da Luz;Região da Praça Oito de Abril; região dos shoppings centers (Pantanal, Goiabeiras e Três Américas);Imediações da rua Treze de Junho;Avenida Getúlio Vargas; Avenida Isaac Póvoas; Calçadões do Centro; Viaduto da avenida Fernando Correa da Costa;Ponte do rio Coxipó.

Dilemário relata aos vereadores que outros pontos de consumo de drogas como: Ponte do Rio Coxipó; viaduto entre a Copagaz e o posto São Matheus; imediações da Avenida 15 de Novembro;Rua Régis Bitencout; região da Santa Casa e Pronto Socorro; Avenida Miguel Sutil, ao lado da |Escola Farina; Praça dos Taxistas; Praça do CPA I em frente a escola André Avelino;Praça Cultural do CPA 2 e Bairro Planalto.

Secom Câmara - Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues