Início
NOTÍCIAS
22/04/2013
Comissão da Copa se inteira sobre obras em andamento

Com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador João Emanuel, PSD, a Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa esteve reunida hoje (22-04) à tarde no gabinete da presidência do Parlamento Municipal com o secretário Maurício Guimarães, da Secopa. Além da comissão, participaram técnicos da Secopa, que explanaram detalhes de como os empreendimentos têm sido conduzidos em Cuiabá e Várzea Grande, principalmente os relacionados à Arena Pantanal e de mobilidade urbana (viadutos/trincheiras).
 
Maurício Guimarães afirmou aos vereadores cuiabanos que o cronograma de obras será cumprido integralmente. "A Copa do Mundo não se resume a obras. São 56 delas entre Cuiabá/Várzea Grande". Ele sublinhou ser preciso pensar na infraestrutura geral (segurança, tecnologia de informação, saúde, hotelaria, terminais aéreo, rodoviário e outros fatores).

"Assim, a Secopa, Governo do Estado, quer socializar com vocês a responsabilidade de preparar Cuiabá e VG para a Copa 2014. É preciso buscar alternativas para receber aproximadamente 70 mil turistas".

Conforme João Emanuel, esse diálogo entre a Comissão da Copa e Secopa é produtivo, pois oportuniza uma amplitude de trabalho por Cuiabá. "O secretário Maurício Guimarães e os técnicos da sua equipe nos informam  e tranquilizam  a respeito da condução deste aporte de obras que, sem dúvida, deixará um legado significativo para Cuiabá e região Metropolitana". Emanuel destacou ainda que o Legislativo Municipal 'é a caixa de ressonância para a população cuiabana'.

O vereador Dilemário Alencar, PTB, presidente da comissão, questionou da Secopa quais são as obras previstas na Matriz de Responsabilidade da Copa de 2014, a cargo da FIFA e Governo de Mato Grosso. Segundo foi lembrado, faltam 416 dias para o início dos jogos. "Nossa preocupação se prende ao fato de que as obras dos Centros de Treinamento (COT'S) e do Fan Park/Fest, por exemplo, não tiveram início", disse Dilemário.

Ainda foi indagado à Secopa qual são os percentuais de construção na Arena Pantanal, número de turnos/operários, datas de conclusão final dessas obras, e empreendimentos que serão realizados no seu entorno, bem como as estratégias de conservação e utilização da Arena após a Copa. A comissão quer que ali sedie outras finalidades de uso coletivo da sociedade, a fim de que não se torne um elefante branco, pontuou Alencar. 

Outra preocupação da comissão parlamentar se prende à energia elétrica que movimentará o VLT e em qual estágio se encontra a fabricação dos trilhos e vagões para o VLT. Maurício Guimarães acentuou que a rede elétrica para abastecimento do VLT está garantida pela Rede Cemat. "Fizemos um minucioso trabalho de viabilidade sobre isso, bem antes de o empreendimento ser iniciado".

João Carlos de Queiroz Secom Câmara


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
08/08 - Nota de Pesar | Bispo Dom Pedro Casaldáliga
07/08 - CPI do Saneamento prossegue com oitivas nesta sexta
07/08 - Vereador Abilio homenageia a Polícia Militar pelos 13 anos da Coordenadoria de Assistência Social
07/08 - Projeto aprovado em sessão homenageia líder comunitária do 1º de Março
07/08 - Sala da Mulher entrega kit combate covid-19 para área da limpeza
07/08 - Nota de Pesar| Laurice de Souza da Silva
06/08 - Vereadores aprovam e Juca do Guaraná será homenageado com nome em viaduto
06/08 - Misael Galvão reúne com secretários e intermédia retorno do asfalto do Altos da Serra II
06/08 - Vereadores aprovam sete decretos legislativos
06/08 - Viaduto da Avenida das Torres receberá o nome de Juca do Guaraná
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.