Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
25/10/2007
Cuiabá está na disputa do prêmio ODM Brasil 2007
Secom Câmara/CBA
José Mauro Cassimiro - assessor da Secretaria Geral da Presidência da República
Cuiabá está na dispusta do prêmio ODM Brasil, edição de 2007, um prêmio para quem trabalha por um Brasil melhor. O anúncio partiu do assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, José Mauro Cassimiro, na tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá. O prêmio, uma iniciativa pioneira no mundo, foi proposto pelo governo brasileiro na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004.

A primeira edição do Prêmio ODM Brasil, realizada em dezembro de 2005, contou com 920 ações e projetos inscritos dos quais 27 foram premiados. No país foram premiadas ações como “Acolhida na Colônia Agroturismo, em Santa Catarina, e programa” Um Milhão de cisternas-Semiárito nordestino e projeto Couro Ecológico. Mato Grosso teve sua participação com o projeto Barriga Cheia do município de Sinop. Já o município de Sorriso participou com o projeto “Gente para Brilhar e Cadastramento do Programa Bolsa Família – Mutirão Social”.

Mauro Cassimiro disse que durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo, até 2015. O sucesso desse grande projeto humanitário só será possível por meio de oito iniciativas que ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. São eles: erradicar a extrema pobreza e a fome; educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

O prêmio foi criado para incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações da sociedade civil que contribuem para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento do milênio.

As práticas serão avaliadas e selecionadas por comitês técnicos de especialistas. Ao final do processo, as melhores iniciativas serão escolhidas e premiadas por um júri especial. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

O Governo Federal, por meio da Secretaria –Geral da Presidência da República, o Programa Nacional das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade promovem nesta sexta-feira (26), em Cuiabá (MT), um seminário para o lançamento regional do Prêmio ODM Brasil 2007. O evento será às 9hs, no auditório CCBS3, da Universidade Federal de Mato Grosso.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.