Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
15/04/2013
Instituto de Memória da ALMT visita Câmara e propõe um trabalho mútuo
A superintendente do Instituto de Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ísis Catarina Brandão, esteve hoje (15-04) em reunião na Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal de Cuiabá com o jornalista Luiz Acosta, titular da Pasta, e Fabiana Orlandi (Secretaria Legislativa). Também participaram da reunião Daniela Ribeiro Cardoso (Secretaria Especial de Apoio à Cultura e Resgate Histórico da Câmara) e Vanda Terezinha de Almeida, técnica legislativa da ALMT.
 
O objetivo dessa visita foi discutir um trabalho parceiro de resgate do acervo da Casa de Leis, processo ainda em fase embrionária, afirmou Daniela Cardoso. Ela acrescentou que a Câmara Municipal dispõe apenas de conteúdo (acervo), daí o motivo de buscar a estruturação física dos seus arquivos.
 
"O Instituto de Memória está vindo para nos ajudar a implantar o arquivo desta Casa, que será disposto de forma organizada e acessível, sem risco de extravio dos documentos. É um projeto que o presidente João Emanuel quer consolidar à semelhança dos moldes desenvolvidos pelo Instituto na ALMT, efetivamente práticos e revestidos de segurança documental. A superintendente conhece bem essa área, tem farta experiência e é responsável pelas inovações adotadas no Instituto que dirige com êxito no Parlamento Estadual".
 
Segundo Ísis Catarina, será formalizado um convênio para respaldar o trabalho conjunto entre os órgãos legislativos municipal e estadual. "Antes de tudo, é uma troca de experiências arquivísticas, suas características e como estes influem na formação, organização e preservação dos documentos acumulados por uma instituição".
 
Ela condenou ainda algumas atitudes que são consideradas 'normais' a cada nova gestão parlamentar, "quando o "achismo" dos indicados pelos eleitos costuma prevalecer acima do bom senso", define. "Muitos se julgam entendidos e passam a remodelar os espaços públicos a seu bel prazer, descaracterizando a história. Creio que o mais importante é se apaixonar pela Casa. Que, no ato do término de determinada gestão, o sucessor mantenha a preservação histórica ali desenvolvida".
 
Conforme Fabiana Orlandi, ela se surpreendeu ao constatar que muitos documentos da Câmara (processos parlamentares) jaziam em locais inadequados, alguns entre o lixo de informática e outras tralhas.  "Isso é inconcebível. A gestão do presidente João Emanuel quer revitalizar o arquivo do Legislativo Municipal dentro da ótica de valorização que esse acervo comporta e que, infelizmente, era ignorada. A recomposição começa agora. O Instituto de Memória da ALMT vai ser parceiro da Câmara na implantação deste projeto".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.