03/04/2013
Retorno dos cobradores de ônibus deve ser imediato

O retorno dos cobradores de ônibus no transporte público de Cuiabá foi um dos destaques da sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (02). Segundo o vereador do Partido dos Trabalhadores, Arilson da Silva, o retorno dos profissionais deve ser imediato tendo em vista a sobrecarga de serviço aos motoristas que além de conduzir o veículo, têm que realizar o controle de saída dos usuários em cada ponto.

A retirada dos cobradores dos coletivos de Cuiabá foi avaliada por toda população de forma negativa. Entre os motivos está o fato de obrigar os usuários a portar um cartão com créditos para realizar a viagem, caso a pessoa entre no ônibus somente com dinheiro, a passagem na roleta é impossibilitada.

Outro motivo diz respeito ao fato de os motoristas sofrerem uma carga de estresse maior pelo fato de ter que controlar tanto a entrada quanto a saída de usuários do veículos, o que coloca em risco a vida de pessoas que podem ficar pressas na porta de desembarque em razão do motorista não saber ao certo quem está realmente descendo. Todo o suporte para esta situação, entre outras, era realizado pelo cobrador de ônibus.

“Fiz questão de destacar na sessão de hoje a urgente necessidade do retorno dos cobradores porque recebo em meu gabinete queixas a este respeito todos os dias e conheço motoristas de ônibus que reclamam da atual realidade de sobrecarga e estresse. Além de gerar emprego na área do transporte público, a volta dos cobradores oferece aos usuários serviço com melhor qualidade, uma vez que são dois profissionais dentro do ônibus e não um”, destaca o vereador Arilson da Silva.

No mês de março, usuários  do transporte público de seis bairros se reuniram no Centro Comunitário do Pedra 90 e debateram a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas de ônibus na capital. A insatisfação quanto a qualidade da frota, falta de ar condicionado e a saída dos cobradores foram as reclamações mais apresentadas. O vereador Arilson da Silva esteve com os participantes da reunião e reafirmou o compromisso de atuar pela melhoria dos serviços e o retorno dos cobradores.

Assessoria de Gabinete - Marcela Brito