Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
03/04/2013
Presidente da Santa Casa expõe os vários problemas da instituição
O diretor-presidente da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, médico Antônio D' Oliveira Preza, pronunciou-se ontem (02-04) na Tribuna Livre da Câmara Municipal sobre os graves problemas financeiros que a instituição de Saúde tem enfrentado nos últimos anos. "A Santa Casa é uma entidade filantrópica que sobrevive com muito esforço, e hoje depende 90% dos recursos oriundos do SUS - Sistema Único de Saúde. Mas os repasses chegam atrasados, via Estado, e assim os encargos assumem proporções gigantescas. Apesar disso, temos cumprido nossas atribuições, dispondo de 140 leitos (SUS) e mais 40 de convênios particulares e três UTIs, Neo-Natal, Adulta e Pediátrica. O atendimento à ala carente é uma característica da Santa Casa".
 
Se o Estado não atrasasse tanto os repasses do SUS, afirmou, a situação da Santa Casa seria bem mais confortável para atender à população. "Conforme disse, se o repasse não chega no prazo hábil, outros encargos se avolumam, a exemplo de INSS. E as consequências disso vão mais além, pois ficamos impossibilitados de receber mais recursos por conta dessa inadimplência histórica. Algo, aliás, comum em 70% das entidades filantrópicas do País. Uma das saídas, pelo que contamos com os parlamentares desta Casa de Leis, é tentar viabilizar economicamente o hospital, buscar saídas. Afinal, a Santa Casa registra uma atuação de bons serviços na Saúde".
 
Ele adiantou que está elaborando um levantamento criterioso acerca das necessidades da Santa Casa, relatório a ser anexado à documentação que objetiva levantar recursos emergenciais para a unidade hospitalar.  

João Carlos Queiroz Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.