01/04/2013
Kardec cobra limpeza do Córrego Machado e execução do Cuiabá sem Miséria
Após visitar os moradores do bairro Parque Geórgia, às margens do Córrego do Machado  que tiveram as casas e barracos inundados  pelo transbordamento do córrego durante as chuvas registradas em 18 e 19 de março, levar solidariedade e ouvir atentamente os anseios de quem convive há anos com o problema, o vereador Allan Kardec (PT) cobra providências urgentes do Executivo. Mais do que medidas paliativas como fornecer cobertores e outras doações, ele apresentou requerimento na sessão desta terça-feira (26) para que a prefeitura de Cuiabá execute a limpeza e desassoreamento do córrego em toda sua extensão que corta mais de 20 bairros da região.

Na tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá, o parlamentar ressaltou que há mais de 60 dias ele já havia cobrado providências acerca da problemática vivenciada por centenas de famílias daquela região, mas nada foi feito pela Prefeitura da Capital. Kardec visitou os moradores e constatou as condições insalubres e sub-humanas que parte deles vive. São barracos que estão desabando e não têm o mínimo de conforto possível para garantir a dignidade humana que todos têm direito.

Também apresentou indicação para o cadastramento dos moradores enfatizando ser necessário que essas ações saiam do papel. A defesa Civil de Cuiabá reconhece existir na Capital cerca de 5 mil famílias morando em áreas de risco, onde ocorrem alagamentos. “Esse cadastramento precisa tornar-se realidade para que os moradores que vivem às margens do Córrego Machado possam ganhar casas em locais seguros. Já são mais de 100 dias do governo Mauro Mendes e nada foi concretizado para atender essas famílias”, enfatizou Kardec.

A equipe do vereador está prestando todo apoio e solidariedade às famílias e levou cerca de 30 sacolões, quantidade que não foi suficiente e por isso cobra da secretaria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano que forneça mais alimentos aos moradores  necessitados. Durante a visita, realizada num final de semana, a equipe de gabinete do vereador Allan também fez o cadastro dos moradores visitados, acionou a Defesa Civil, os serviços urbanos da Prefeitura e agora busca novas moradias para acolher a população e retirando-a das margens do córrego.

Cuiabá sem Miséria:  Allan Kardec ressaltou ser de extrema importância que o município transforme em realidade o programa Cuiabá sem Miséria por meio de parecerias estaduais e federais. Espera-se que dentro dessa proposta possam ser traçadas ações de elevação de renda e das condições de bem-estar da população em situação de extrema pobreza na Capital por meio de qualificação, geração de emprego e renda, programas e projetos educacionais e nas áreas de esporte e cultura, por exemplo.

Kardec reconheceu e elogiou o trabalho do secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues  Rocha Júnior  que tem enviado grupo de assistentes sociais para visitar as residências, levando colchões e alimentos aos que perderam seus bens nas enxurradas.  Porém, enfatizou que são medidas paliativas e que, portanto é preciso resolver a situação de forma definitiva como, por exemplo, retirando as famílias das áreas de risco e se possível transformar o local, no Parque Geórgia, em área de preservação permanente (APP), impendido que novos moradores ocupem o espaço.

Durante a sessão, Allan apresentou um vídeo com cerca de 2 minutos mostrando a situação de descaso e abandono vivenciada por moradores do bairro Parque Geórgia. Nele, os moradores relatam as dificuldades enfrentadas há anos e afirmam que não estão ali porque querem ou gostam, e sim por falta de opção e condições financeiras para morar num local digno e sem risco de ser invadido por enxurradas e águas de córregos poluídos sempre que a cidade registrar uma chuva forte.

Welington Sabino

Assessoria de Gabinete