22/03/2013
Leonardo se emociona ao lembrar de Dante de Oliveira e cobra construção de Memorial

Foi lançado na manhã desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa, o livro de autoria do professor da UNB e cientista político Paulo Kramer que retrata a trajetória pessoal e política do ex-governador Dante de Oliveira. O evento contou com a presença de dezenas de autoridades, admiradores de Dante, além de familiares.

O vereador cuiabano Leonardo de Oliveira (PTB), presidente do Instituto Dante de Oliveira e sobrinho do ex-governador, não conseguiu conter a emoção ao lembrar do exemplo deixado por Dante, que ficou conhecido como o “Homem das Diretas Já”. “Ao membro mais ilustre, querido e alegre da minha família, rendo hoje minhas homenagens”, disse Leonardo, em meio às lágrimas.

Leonardo cobrou do governo estadual e dos deputados estaduais e federais a construção do Memorial Dante de Oliveira, projeto que já está pronto há cerca de dois anos, mas que ainda não saiu do papel. “Eu aproveito a oportunidade para cobrar a realização de um sonho compartilhado por todos nós, mato-grossenses, que a implantação do Memorial Dante de Oliveira. Há cerca de 2 anos, uma comissão foi formada com o intuito de conseguir a construção de um local em que pudéssemos expor a trajetória de Dante. Nosso sonho é a construção do Memorial e tenho certeza de que juntos, unidos pelo orgulho que sentimos por este grande homem, vamos conseguir realizar mais este sonho. ”.

A mãe de Dante, Maria Benedita de Oliveira, 92 anos, também se emocionou ao falar do filho. “Ele deixou muita saudade, mas fico feliz em saber que meu filho foi um homem importante para a política e para a democracia brasileira. Tenho orgulho de ser mãe de Dante de Oliveira”, afirmou.

A viúva de Dante, ex-deputada federal Thelma de Oliveira, agradeceu ao escritor Paulo Kramer e a todos os que admiravam o trabalho de seu marido. “Este é um momento muito feliz e muito triste também. Feliz porque este evento é mais uma forma de reconhecimento do trabalho de Dante. E triste porque a saudade aperta o peito de todos nós”, disse.

Thelma esteve presente durante boa parte da vida de Dante e é testemunha da luta do marido por um país mais digno para os brasileiros. “Quantas vezes vi Dante chorar com os problemas da sociedade, querendo resolver tudo sempre. Dante foi um homem que nos enche de orgulho e só tenho a agradecer por ter feito parte de sua vida”, garantiu a ex-deputada.

Kramer, autor do livro, que já foi lançado na Câmara Federal, em Brasília, diz que Dante levou Mato Grosso ao cenário nacional e explicou os motivos que o levaram a escrever a obra. “Escrevi para que as novas gerações possam entender quem foi Dante de Oliveira. Jovens, estes, tão carentes de exemplos. Posso afirmar após ter estudado toda a trajetória de Dante que ele é um exemplo de honradez , capaz de sacrificar sua vida pela democracia brasileira”, afirmou.

A obra, que é o volume 65 da coleção "Perfis Parlamentares" da Câmara Federal, possui mais de 100 páginas e uma coletânea de discursos parlamentares de Dante de Oliveira.

Dante Martins de Oliveira nasceu em Cuiabá, no dia 06 de fevereiro de 1952. Ficou nacionalmente conhecido pela autoria da proprosta de emenda constitucional nº 5, em 2 de março de 1983 pelas eleições diretas para presidente da República, num movimento que resultou na campanha das “Diretas Já”. Além de deputado federal, foi prefeito de Cuiabá, governador de Mato Grosso e ministro da Reforma Agrária.

Assessoria de Gabinete - Flávia Borges