19/03/2013
Parlamentares defendem respeito aos idosos e ambulantes da Beira Rio
Também os vereadores Dilemário Alencar (PTB) e  Wilson Kero (PRP) endossaram hoje (19-03) apoio às críticas do vereador Lilo Pinheiro (PRP) acerca do descaso com que os idosos vêm sendo tratados nas unidades SUS do município para conseguir um simples agendamento de consulta. Membros da comissão da Terceira Idade assistiram à sessão da galeria do Plenário, e foram saudados pelos membros da Casa de Leis. "Eles (idosos) merecem ser respeitados, e  não destratados abertamente. O Legislativo precisa tomar providências em relação aos servidores que negligenciam suas funções e, pior, ainda destratam idosos e representantes populares. Um vereador é a voz do povo, não pode ser simplesmente intimado a sair de determinado órgão quando defende os interesses populares", disseram.

Ambos abordaram ainda a questão da exigência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a retirada dos ambulantes instalados na Avenida Beira Rio, imediações da UNIC. "São pessoas que trabalham dignamente há anos em frente à UNIC; todas têm famílias para sustentar. A Prefeitura precisa é gerar emprego, não desemprego", sublinhou Dilemário Alencar.

O vice-presidente da Câmara, Onofre Jr., PSB, considerou os idosos presentes no Parlamento "guerreiros da 3ª  idade", igualmente direcionando seu apoio aos ambulantes que estão sendo obrigados a deixar as imediações da UNIC na Avenida Beira Rio. Ele disse ter recebido uma comissão de ambulantes em seu gabinete. "É preciso resguardar os direitos desses trabalhadores".

Para o vereador Clovito, PTB, 'despejar esses ambulantes é pura maldade'. "Fiquei muito sensibilizado com o problema que enfrentam atualmente com a Prefeitura. O Executivo exige que saiam de lá, que desmontem suas barracas e, consequentemente, inviabilizem o próprio sustento familiar. E como ficam as centenas de bocas que os ambulantes alimentam com esse trabalho diário, de sol a sol e debaixo de chuva? Gostaria assim que o líder Leonardo Oliveira (PTB)  marcasse uma audiência urgente com o prefeito Mauro Mendes para receber uma comissão de ambulantes da Beira Rio. O propósito é encontrar uma solução que não os prejudique, pois não podem ficar desempregados".

O petebista fez outro alerta da tribuna do Legislativo Municipal referente ao atraso nas obras da Copa 2014. "Os jornais, até a revista Veja, estamparam matérias sucessivas sobre  os atrasos que comprometem a realização dos jogos na capital mato-grossense. Já existe comprometimento real de que as obras não estejam prontas a tempo para o certame mundial. O povo cuiabano quer os jogos da Copa na sua cidade, e é neste sentido que o Parlamento deve se mobilizar para exigir o cumprimento dos prazos, a concepção do projeto sonhado por toda Cuiabá e pelo Estado inteiro".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)