10/10/2007
Embalagens de leite devem conter calendário de vacinação
Secom Câmara/CBA
Vereador Permínio Pinto
O quadro de vacinas infantis, obrigatórias, determinadas pelo Ministério da Saúde deverá ser impresso nas embalagens de leite do tipo C, a partir da aprovação do projeto de lei de autoria do vereador Permínio Pinto (PSDB), na Câmara Municipal de Cuiabá.

Conforme o parlamentar, para cumprimento do disposto no artigo 1° do projeto, as empresas responsáveis pela confecção de embalagens deverão receber da Secretaria Municipal de Saúde o quadro atualizado do calendário de vacinas vigentes no município de Cuiabá.

Quanto à fiscalização da medida, no comércio local, o vereador enfatiza que caberá à própria Prefeitura, além de ter que recolher as embalagens que estiverem em desacordo com a lei.

A medida visa entrar em vigor, 180 dias após a sua publicação em Diário Oficial. Para Permínio, apesar de ninguém desconhecer a utilidade e necessidade das vacinas, no sentido de erradicar doenças, a medida se faz necessária para ampla divulgação em torno da Saúde Pública na capital.

“Constitucionalmente a preservação da saúde é direito de todos e obrigação do município. Portanto, nada mais justo e oportuno do que facilitar sempre e ao máximo, a população, quanto às informações sobre temas que diretamente lhe diz respeito”, conclui o vereador na justificativa de seu projeto.

A ampliação e garantia na rede SUS, quanto a referencia para internação de pessoas com HIV/AIDS (PVHA), bem como a definição de maior número de profissionais que irão emitir o laudo e assumir o paciente no serviço secundário ou terciário (SAE / Hospitais) foi requerida também por Permínio, ao Executivo, através de indicação.

O documento foi emitido, direcionado à Secretaria Municipal de Saúde. “Nesse sentido atendemos propostas aprovadas na VII conferência Municipal de Cuiabá, com base no resultado do evento, para as devidas providencias”, conclui.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues