05/03/2013
Vereadores chapadenses visitam João Emanuel
Walter Machado

Membros da mesa diretora do Legislativo de Chapada dos Guimarães visitaram hoje (05-03) cedo o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador João Emanuel (PSD), quando foram discutidas pendências mútuas dos dois municípios e outros temas que compreendem o interesse comum dos adjacentes da Baixada. "É um prazer enorme receber vocês! Sentimo-nos honrados em tê-los como participantes da sessão ordinária. Podem contar sempre com a Câmara de Cuiabá", afirmou Emanuel ao receber os parlamentares no seu gabinete. O vereador Clovito também participou da reunião.

Conforme o dirigente da Casa de Leis de Chapada, vereador Carlinhos (Carlos Eduardo Oliveira, do PT), o objetivo da visita era estabelecer uma aliança profícua em prol de avanços desejados pela Capital e seu município. "Cuiabá e Chapada têm várias coisas de interesse mútuo. Unidos, os dois municípios se fortalecerão, sem dúvida", disse, apresentando seus colegas de Mesa: 1ª vice-presidente, Cacilda Siqueira - professora Sidu, do PP; 2º vice-presidente, Graciliano Pereira da Mata - Sandock, PSD; Anildo Moreira, 1º secretário, PSD;  Fagner Sampaio, 2º secretário, PT; e Ailto Fernandes de Oliveira, Berimbau, PSD.

João Emanuel já propôs a formação de um Pacto de Intenções para ampliar as discussões de propostas que beneficiem o segmento turístico e outros que ambos os municípios buscam fortalecer. "Além de Cuiabá e Chapada, podemos incluir neste Pacto de Intenções também os municípios de Livramento e Santo Antônio de Leverger. O Aglomerado Urbano é um dos pontos a serem focados nas futuras discussões". Emanuel ainda disse que o impasse em torno da reativação do Terminal da Salgadeira é de interesse mútuo entre Cuiabá/Chapada dos Guimarães.

"Muitos se dirigem à Salgadeira e terminam esticando o passeio até Chapada, é fato. Daí a necessidade de estabelecermos uma união de forças, um pacto que questione eventuais barreiras e lute para trazer as soluções desejadas pelos municípios. Isto incluirá reuniões periódicas, quando poderemos debater também a questão do transporte público. Então, é preciso discutir o intermunicipal, fazer cumprir as exigências de horário, etc". João Emanuel também propôs a realização de audiências públicas dos temas comuns entre os municípios da Baixada, incluindo a tarifa de transporte.

João Carlos Queiroz/Secom/Câmara

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus