01/03/2013
João Emanuel e Henrique Alves assinam criação da TV Câmara de Cuiabá

A TV Câmara de Cuiabá já é uma realidade. O presidente do Legislativo cuiabano, João Emanuel (PSD), o deputado Dilmar Dal Bosco (representando a Assembléia Legislativa), o diretor da TV Assembléia, Wanderley de Oliveira e o secretário de Comunicação da Câmara, Luiz Acosta, assinaram na tarde desta quinta-feira (28) em Brasília, o Convênio de Cooperação que trará o sinal do canal exclusivo do Legislativo para Cuiabá.

A cerimônia foi realizada no gabinete da presidência da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que destacou a importância da ampliação da TV Câmara para divulgar o trabalho do Legislativo e prestar contas à população.  Alves assinou convênio de cooperação com as Assembléias Legislativas da Bahia e do Mato Grosso e com as câmaras municipais de Salvador e Cuiabá.

Desta forma, Cuiabá e Salvador passam a integrar a Rede Legislativa de TV Digital ao receber, no mesmo canal, transmissões digitais da TV Câmara, TV Senado, TV Assembléia e TV Câmara Municipal. Na prática, TV Câmara, TV Senado, TV Assembléia e TV Câmara Municipal chegarão em sinal aberto e gratuito a essas capitais ainda em 2013.

De acordo com Henrique Alves, a parceria é fundamental não só para aumentar a transparência do Legislativo, mas também para corrigir injustiças praticadas nos meios de comunicação. "A imagem distorcida que se pode ter hoje é que o parlamentar só trabalha terça, quarta e quinta aqui. E muitas vezes, nos finais de semana, ele trabalha mais do que aqui (na Câmara), porque está em contato com a base, no interior, nas câmaras municipais, nas suas comunidades, em reuniões com sindicatos, com associações, para trazer as demandas do povo brasileiro ao Plenário e às comissões técnicas desta Casa. Isso tem que ser mostrado com muita verdade e transparência ao povo brasileiro."

Para o presidente do Legislativo cuiabano, essa conquista é um marco de transformação na relação entre os vereadores e a sociedade. “Todos vão poder acompanhar em tempo real as ações dos vereadores em plenário e os trabalhos que cada um vem desenvolvendo em prol da nossa gente. Não tenho dúvida de que o fato das sessões, audiências públicas, reuniões das comissões temáticas estarem sendo mostradas ao vivo, em tempo real, fará com que aumente também o comprometimento e a responsabilidade dos senhores vereadores”, argumentou Emanuel.

As parcerias estabelecidas entre as Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais para o compartilhamento de equipamentos visam à redução dos custos da operação, ou seja, os investimentos para colocar a TV Câmara no ar serão bem reduzidos.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues