03/12/2012
Fim da violência contra a mulher é tema de audiência pública na Câmara de Cuiabá
Marca da Campanha Brasileira do Laço Branco
A Câmara Municipal de Cuiabá, através da vereadora Lueci Ramos (PSDB) e da Defensora Pública, Rosana dos Santos Leite, realizam nesta quarta-feira (05) a Audiência Pública que discutirá a violência contra a mulher. O debate ocorre às 9 horas, no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal.

No mesmo evento, será lançada a Campanha Nacional do Laço Branco, que visa à conscientização dos homens contra a violência doméstica. A campanha que acontecerá em diversas capitais do Brasil é um alerta à extrema violência contra mulheres praticadas nos últimos tempos, principalmente pelos seus parceiros.

Segundo Lueci Ramos, o objetivo da audiência é “esclarecer e conscientizar os homens pelo fim da violência e da prática de inúmeras barbáries que vemos nos noticiários diariamente”.

Rosana Leite, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, destaca que existem duas causas para a violência, a serem combatidas.  A causa externa, que é a cultural e o próprio machismo perpetuado na nossa sociedade, e ainda, a causa interna da violência doméstica, que vem do uso do álcool e das drogas e do ciúme exacerbado.

“Os vereadores de Cuiabá, como representantes da população, são de suma importância na participação nesta causa e, a audiência tem a finalidade de mobilizar toda a sociedade, principalmente nesse ano que vemos tantos crimes contra as mulheres”, frisou Rosana Leite.

Segundo as estatísticas, em 2010, foram notificados 21 mil casos de violência contra a mulher em todo Estado. No ano passado, esse número já aumentou para 24,4 mil casos. Os dados deste ano ainda não foram fechados, mas só em Cuiabá e Várzea Grande, já ocorreram, desde o início do ano, 20 feminicidios, com requintes de crueldade.

Também participarão do debate, Marcio Dorileo, Corregedor Geral da Defensoria Pública do Estado; Ana Cristina Silva Mendes, Juíza de Direito Titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar de Proteção à Mulher da Comarca de Cuiabá; Elisamara Sigles Vodonós Portela, Promotora de Justiça da Promotoria Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Claudia Lisita, Delegada de Polícia na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá e Vera Lucia Pereira de Araújo, Secretária Adjunta de Direitos Humanos de Mato Grosso.

Sobre a Campanha

A Campanha Brasileira do Laço Branco tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos. Cada homem que usa o laço está mostrando à sociedade que não pratica a violência, mas acima disso, que é contra aqueles que a fazem.

Assessoria de Gabinete