13/11/2012
Proposta para melhorar trânsito de Cuiabá é apresentada na Câmara
Luiz Alves
Júlio Pinheiro é o autor do projeto de lei
Na sessão de hoje (13) da Câmara de Cuiabá, foi apresentado o projeto de lei, de autoria do presidente da Casa, vereador Júlio Pinheiro (PTB), que autoriza o Executivo a implantar, em caráter experimental, o programa de restrição de veículos dentro do município, o conhecido ‘Rodízio de Carros’.

“Procuramos uma alternativa para melhorar o trânsito na cidade, mas a população é quem vai decidir”, afirmou Pinheiro, que preocupado com a atual situação do trânsito na Capital, propôs no projeto que a população seja consultada antes da efetivação da nova medida.

Basicamente, a lei irá reduzir o número de veículos em circulação de segunda a sexta-feira, exceto em feriados, nas vias principais e estruturais, em horários pré-estabelecidos, tendo como critério o último dígito da placa do veículo.

O sétimo artigo do projeto estabelece ainda que, após decorrido um mês de aplicação efetiva da lei, deve o Executivo receber uma avaliação técnica ou pesquisar a população, para verificar a necessidade de continuar, cancelar ou alterar o controle no trânsito.

Somente através de uma avaliação positiva dos pareceres técnicos e da população é que o Município poderá determinar o tempo de duração do rodízio na cidade.

A restrição não se aplicará ao transporte coletivo e lotações; motociclistas e similares; táxis; transporte escolar; guinchos, ambulâncias; moradores da zona rural, devidamente comprovado e nem a empregados de serviços essenciais e de emergência, conforme regulamentado.

O projeto de lei segue para análise das comissões da Casa, devendo ser votado nas próximas sessões plenárias.

Luciana Oliveira Pereira

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo