26/09/2012
Regularização Fundiária em Cuiabá é debatida na Câmara
Luiz Alves
mesa de autoridades
A audiência pública para debater a regularização fundiária da zona rural de Cuiabá teve o intuito de discutir principalmente a relação de posse de terras, buscando dar maior agilidade ao processo de regularização na Gleba 22 de Abril, localizada na região do bairro Pedra 90. O debate ocorreu na manhã de hoje (26), na Câmara de Cuiabá.

As mais de 230 famílias assentadas aguardam, urgentemente, pelo retorno ou indenização de suas terras, pois há 7 anos ocupando a área, construíram casas, plantaram e mantinham criações, mas foram despejados pela falta de documento de posse. Hoje os pequenos produtores estão instalados à margem das cercas que foram colocadas na região.

Segundo o presidente da Cooperativa dos Agricultores Mato-Grossenses, Gaspar Zeferino R. da Costa, a terra era devoluta e, de acordo com um laudo do Instituto de Terras de Mato Grosso - Intermat, hoje há prova de que as terras não tinham proprietário. “O Estado já tomou uma posição, que será de devolução ou indenização aos assentados, e viemos aqui para pedir maior agilidade na resolução deste conflito, pois o povo está impedido de trabalhar”, concluiu.

Outros representantes participaram do debate, como Voltaire Rodrigues Freire, da comunidade Bueno, na região do Distrito da Guia. Ele expôs a situação dos pequenos agricultores que ocupam a região há 30 anos e ainda não tem o documento de posse, o que impede a obtenção de crédito para efetivar a produção.

“Não estamos tendo apoio no município para a resolução deste problema e, se todos tiverem condições de produzir em suas terras, irão gerar riqueza é para Cuiabá. O que nos falta é recursos, porque vontade de trabalhar não falta”, declarou.

Na ocasião, o líder do Movimento dos Sem Terra, Deoriovaldo Venâncio Sampaio, aproveitou para reivindicar apoio para a conquista de terras para as 400 famílias que representa. Diante de todas as exposições, o vereador Adevair Cabral (PDT), que presidiu a audiência, se propôs a elaborar um documento.

“Vamos fazer um documento para encaminhar ao governo do Estado e a Assembleia Legislativa para continuar esse debate e chegar a uma solução rápida, que é atender a demanda de vocês”, defendeu o parlamentar.

Luciana Oliveira Pereira

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app