17/09/2012
Câmara garante atendimento ambulatorial aos servidores
Luiz Alves
prestação de serviço de medição de pressão arterial
A atual Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá reabriu o ambulatório da instituição. A equipe está completa com médico, dentista, fisioterapeuta, enfermeiro e auxiliares, que integram o quadro de servidores aprovados em concurso público.

Segundo o presidente da Casa, vereador Júlio Pinheiro (PTB), a reabertura ambulatório tem o objetivo de atender os servidores e seus familiares. “Os servidores terão condições de trabalhar sem se preocupar em sair mais cedo do expediente ou chegar mais tarde para marcar uma consulta. Estamos oferecendo aqui mesmo um atendimento básico”, diz Júlio Pinheiro.

Uma das primeiras ações da equipe foi a elaboração de um questionário para mapear as condições de saúde, traçando um perfil dos servidores para subsidiar as ações de prevenção e assistência a ser desenvolvida. O questionário contemplava questões referentes ao histórico médico dos servidores, presença de doenças cardiovasculares e crônicas, uso de cigarro, prática esportiva, visitas periódicas a médicos e cuidados com a saúde bucal, entre outros pontos.

Entre alguns dados obtidos dos questionários, no total de 180 respondidos, constatou-se que: 11,6% servidores são diabéticos; 21,5% são hipertensos e 7,2% são cardiopatas. Os servidores que não visitam um dentista há mais de 3 anos chegou a 11,9% e 34,4% deles tem acesso a rede de saúde, apenas através do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos disponíveis diariamente para atender as mais variadas situações, desde orientações de prevenção; prescrições médicas, administração de medicamentos e análise de exames; acompanhamento de doenças crônicas; orientações posturais da fisioterapia e até atendimento para alguns casos de dor; assim como para orientações e acolhimento de pacientes com problemas bucais”, detalhou o médico João Leopoldo Baçan.

O servidor Vintura Dias de Souza, na Casa há 25 anos, recorreu ao ambulatório para receber orientações e acompanhar a pressão. “Aqui é muito bom porque o atendimento é rapidinho. Eu vinha sempre ver minha pressão e recebia as prescrições médicas. Hoje estou com aparelho próprio e continuo, eu mesmo, fazendo a medição em casa”.

Ivo Aparecido Santos, do setor de Protocolo, utiliza o ambulatório diariamente. “Gosto do atendimento deles e minha ida lá é para ver como está minha pressão arterial. Eles são muito prestativos e apesar de ter plano de saúde, sei que se precisar, serei acolhido aqui”, frisou.

Além do atendimento diário, que somente em aferições de pressão chegou ao número de 480 nos últimos quatro meses, a equipe já realizou atendimento domiciliar, para servidor sem condições de chegar até a Câmara e também, atendimentos de urgência, como no caso do servidor Douglas Luiz da Costa Leite, de 66 anos.

“O atendimento foi ótimo, pois me atenderam na mesma hora e já me encaminharam com urgência para o Hospital Geral. Constataram que meu mal subido era devido a um problema de pressão, que eu nunca tinha tido”, relatou sr. Douglas.

A equipe médica também tem oportunizado aos servidores campanhas de saúde como a Vacinação Contra a Gripe comum e o H1N1, que imunizou os idosos da Casa no mês de maio. Além dela, a campanha orientativa “Cigarro não combina com a saúde do planeta”, promovida pelo Ministério da Saúde, que buscou alertar os servidores, conscientizando-os para a necessidade de deixar o vício.

“A reativação deste núcleo vem para beneficiar os servidores e gerar bem estar. Hoje a Casa está finalizando o processo licitatório para a compra de materiais e aquisição de equipamentos para aparelhar o ambulatório. Além disto, estamos realizando parcerias com instituições de saúde para tornar a dimensão do atendimento maior e melhorar a prestação de serviços”, explicou a secretária de Administração e Pessoal, Cristiane Souza Silva.

O ambulatório funciona diariamente, no horário do expediente da Casa, com a presença do médico, do fisioterapeuta, da enfermagem e do odontólogo, que atendem prontamente aos servidores e muitos de seus familiares diretos.

Luciana Oliveira Pereira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues