Início
NOTÍCIAS
06/09/2012
Movimento Estudantil realiza ato pró-educação na Câmara de Cuiabá
Um grupo de estudantes da Capital esteve, nesta quinta-feira (06), nas dependências da Câmara Municipal para fazer algumas reivindicações do Movimento Estudantil de Cuiabá, constantes em documento que pretendem protocolar junto ao Legislativo municipal. 

Para propagarem as propostas que pleiteiam, os estudantes requerem que na próxima sessão ordinária da Câmara (terça-feira, 11/09) ou na seguinte (quinta-feira, 13/09), lhes sejam concedidos o uso da Tribuna Livre. Durante a visita, uma comissão dos alunos percorreu os gabinetes dos vereadores para solicitar o apoio dos parlamentares às suas pautas. 

Segundo o coordenador geral do DCE-UFMT, Murilo Alberto Canhoto Beltramin; e o Diretor da UBES-MT/MS e vice-presidente da AME, Gabriel Antunes Pinheiro, o documento que irão protocolar contém mais de dez pautas, que se referem à legislação local.

Uma das principais reivindicações se refere à garantia do Passe Livre com horário irrestrito, já que hoje o uso deste benefício está limitado ao período de aula. Também almejam a construção de creches municipais no entorno da UFMT, o que na opinião dos mesmos pode ocorrer mediante parceria entre a reitoria da instituição e executivo municipal.

Os estudantes ainda anseiam por melhorias na segurança e na iluminação no entorno da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e das demais unidades escolares, além da construção de equipamentos públicos de lazer e cultura.

Em diálogo estabelecido com os vereadores Francisco Vuolo (PR), Pastor Washington Barbosa (PRB) e Prof. Néviton Moraes (PTB), a comissão estudantil obteve a garantia de empenho do corpo parlamentar junto à causa que defendem.

Washington Barbosa diz reconhecer a legitimidade do Movimento Estudantil e de suas reivindicações. Vuolo parabenizou os estudantes pela iniciativa e sugeriu que eles apontem sugestões para melhorias na qualidade do ensino, principalmente no que se refere à aquisição de novas tecnologias para o setor, pois são os mesmos quem vivenciam o atual período das inovações científicas no âmbito da comunicação.

Néviton Moraes externou aos alunos que, pelo fato de ser professor, é natural que lute por esta categoria. Além disso, já apresentou diversos projetos de lei em benefício da Educação e que estará sempre apto a atuar em conjunto com a classe estudantil em prol da melhoria do ensino na Capital.

Fazem parte da Comissão estudantes da UFMT, IFMT, escolas públicas da rede estadual, escolas particulares de Cuiabá; e representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas (AME).

Tapaiúna Fraga



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
20/09 - Câmara vai recorrer da decisão que determina retomada da CPI que investiga o prefeito
20/09 - Bairro João Bosco Pinheiro começa a receber pavimentação asfáltica
20/09 - Três projetos que beneficiam idosos recebem parecer favorável de comissão permanente
20/09 - Servidores da Câmara recebem treinamento para implantação do Programa Papel Zero
20/09 - ARTIGO - Plante essa ideia
20/09 - Gabinete realiza campanha “Adote um Copo”
19/09 - Dia Mundial de Limpeza é lembrado em Tribuna Livre
19/09 - Professor de Educação Física com 37 anos de serviços prestados recebe Moção de Aplausos
19/09 - Presidente recebe Apret para tratar de gratuidade do transporte público para as pessoas com doenças renais crônicas
18/09 - Câmara reúne servidores da saúde para debater Projeto 25
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.