22/08/2012
Igualdade entre os homens é tema de palestra na Câmara
Luiz Alves
Palestra Espírita com Maria Cândida
A Câmara de Cuiabá promove mensalmente,  as tradicionais Missas Católicas, o Culto Evangélico e Palestras Espíritas, como forma de valorizar as diferentes tradições religiosas de seus servidores.

Nesta quarta-feira (22), o tema da Palestra Espírita foi “Espíritos Iluminados”, aqueles que reencarnaram, principalmente na época do Movimento Iluminista, que vieram a Terra com a missão de trazer e fortalecer as mensagens de Jesus Cristo, ajudando a implantar sua mensagem de Amor.

Esses espíritos foram os responsáveis por mudar os paradigmas da sociedade de época, abrindo caminho para as mudanças e transformações que viveríamos na atualidade, mas sempre mantendo a mensagem Cristã de que “todos são iguais e filhos do mesmo Deus.”

A palestrante, Maria Cândida, que é trabalhadora da Associação Espírita Joanna D’arc, localizada no bairro Coophamil, lembrou a revolução trazida por Napoleão Bonaparte e a importância da sua eterna mensagem de “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”.

Foi essa a mensagem que colocou todos os homens como iguais, mostrando seus direitos e deveres como cidadãos. E, foi essa a idéia que serviu de base para diversas conquistas sociais, que se transformaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos, propagadas atualmente pelas Organizações das Nações Unidas – ONU.

Outro espírito Iluminado, mencionado na palestra, foi Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita que tem como alguns de seus fundamentos, a existência de Deus; a imortalidade da alma; a reencarnação como mecanismo natural de aperfeiçoamento espiritual; a possibilidade de comunicação entre encarnados (vivos) e desencarnados (mortos), através da mediunidade e, a Lei de Causa e Efeito, que nos mostra que somos invariavelmente responsáveis por nossas boas e más ações e escolhas.

Segundo Maria Cândida, a palestra pretendia fazer com que os participantes “fizessem uma reflexão sobre o papel de cada um no mundo atual, sobre os reflexos de suas atitudes e escolhas, mostrando também que cada um tem responsabilidade sobre a própria existência e pelos esforços que faz ou não, para se melhorar e contribuir com a melhoria do Planeta”.

Atualmente, em Cuiabá existem 24 associações ou Casas Espíritas federadas, distribuídas em diversos bairros da Capital, com a missão de divulgar o Evangelho de Jesus e atender à comunidade através de bases fraternas, fomentando a prática da caridade.

Luciana Oliveira Pereira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues