17/08/2012
Câmara reúne personalidades do futebol em Sessão Solene
Luiz Alves
Vereador Edivá Alves e demais personalidades do futebol cuiabano
Em Sessão Solene realizada nesta sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Cuiabá homenageou diversas personalidades ligadas ao Futebol, as quais contribuíram direta ou indiretamente para o fortalecimento deste esporte em nossa capital e em todo o Estado de Mato Grosso.

O evento é alusivo ao Dia Nacional do Futebol, comemorado em 19 de Julho. Na oportunidade, foram entregues Moções de Aplausos a 116 pessoas, entre atletas, dirigentes, profissionais da imprensa e políticos, em reconhecimento a seus préstimos.

O vereador Edivá Alves (PSD) expressou que uma das principais motivações para ter encaminhado ao plenário da Câmara o requerimento que originou a presente Sessão foi o fato de Cuiabá ter sido escolhida como sub-sede da Copa do Mundo 2014.
Para o parlamentar, é o Futebol que está oportunizando as melhorias na infra-estrutura urbana da nossa cidade, em razão do mega evento mundial da FIFA.

O ex-secretário municipal de esportes, Admir Moreira, fez uso da tribuna para contextualizar o Futebol do âmbito mundial ao local, narrando o histórico da sua origem oficial (1863, na Inglaterra) até a sua vinda para o Brasil (final do Séc. XIX), através de Charles William Miller, considerado o "pai do futebol no Brasil”. Admir sintetizou o que considera como as características “integradoras, socializadoras e educadoras” do futebol.

O secretário adjunto da Secopa, Agripino Bonilha Filho, enfatizou que esta data comemorativa tem grande significado, pois o futebol está sempre em alta e nos trará grande legado. Conforme dados da FIFA, Mato Grosso terá 1600 horas de divulgação em toda a mídia mundial, responsável por evidenciar diversos aspectos da nossa nação, sejam eles econômicos, culturais, ambientais, etc.

Agripino disse que o futebol não deve ser tratado como uma atividade marginalizada, de “segundo plano”, pois, em todo o mundo, 12% dos homens que trabalham vivem de atividades ligadas a este esporte.

O evento homenageou personalidades ilustres no meio esportivo, como a torcedora símbolo do Mixto, Maria Severina da Silva (Nhá Barbina), filha do zelador do Dutrinha Ângelo Carlos da Silva (in memorian); o presidente da Associação dos Ex-Jogadores de Cuiabá, Glauco Marcelo de Almeida; o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione; e incentivadores/apoiadores, como o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Deputado José Riva; e o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro.

Relação dos homenageados

Adilson Gonçalves; Accácio Gonçalves Filho; Admar Silva de Portugal; Admir Neves Moreira; Agripino Bonilha Filho; Aldo Moura  Moreira; Alinor Antonio da Silva; Altair Caetano Da Silva (Fião); Altair das Neves Magalhães; Alvaro Scholfaro; Amauri Cabral Sampaio; Antero Paes de Barros Neto; Antônio Augusto de Carvalho; Antonio Carlos Alves da Silva (Prof. Poxorêo); Antonio da Silva Campos; Antonio Gonçalo Souto de Arruda; Antonio Sérgio Teixeira; Arildo Berdum da Silva; Armindo Ferreira da Cunha; Benedito do Nascimento Lisboa; Benedito Ferreira dos Santos; Benedito Pio dos Santos; Carlos Orione; Carlos Santana Ferreira Correa; Celso Nunes de Arruda; Cezar Augusto Casavechia; Claudio Roberto Martins; Cristiano Luiz Dresch; Darcy Avelino Silva Gomes Filho; Delmiro Airton Dos Reis; Dr. Hermann Lias Dutra Pimenta; Edílson Ramos da Mata; Elias Severino Rosa; Ernani Andrade da Costa; Expedito Sabino da Silva; Ezair Fortes; Ezequiel  Rosa Gomes; Felizardo Laerte do Nascimento; Fernando Ferreira Leite (Fulepa); Fidélis Bento Filho (Fidélis); Frank Garcia; Gerson Augusto Pedersoli (Bota); Gerson Lopes Dias; Gilcemar Gusmão (Gil); Gilmar Geraldo Ferreira; Gilson Gonçalves Costa; Glauco Marcelo de Almeida; Gonçalo Paes da Conceição; Gumercindo Alves Corrêa Filho; Heber Jorge de Farias; Hélio Machado da Costa; Herivelto Gonzalez Santana; Ildo de Assis Macedo; Ismar Gomes da Silva; Jamil Rodrigues; João Batista Rezende Lopes; João Benedito Soares de Lima; João Bosco Delamônica; João da Silva Torres; João Dorilêo Leal; João Vicente Montano Scaravelli; Joarides Alves Correia; Joel Abreu Valadares; Joelmes de Jesus da Costa; Jonil Domingos da Silva; Jorge Claúdio Maciel; Jorge Luis de Oliveira Macedo; José Carlos de Oliveira; José Cuiabano Kunze (Zé Cuiabano); José de Almeida Cruz; José Domingos Silva da Luz; José Geraldo Riva (Deputado Riva); Julio Cesar de Souza de Oliveira; Júlio César Pinheiro (Vereador Júlio Pinheiro); Laercio de Oliveira Silva; Levy Rodrigues do Prado; Lincoln Ribeiro Taques; Lúcio Alves Pompeu de Campos; Luiz Alberto Mariano de Souza; Luiz Carlos José da Silva (Luiz Carlos Beleza); Luiz Carlos Dorilêo de Carvalho; Manoel Benedito da Silva Neto; Manoel de Aquino Filho; Marcello Carvalho Souza; Márcio Carreto Pardal; Marcos Antonio Rocha e Silva; Maria Severina da Silva (Nhá Barbina); Mauricio Aparecido de Siqueira; Natanael Henrique de Moraes; Nélson Roberto Vasquez; Newton Geraldo Fiorenza; Nilmon José dos Santos; Orlando de Oliveira Antunes; Orlando de Oliveira Antunes Júnior; Orlando Fernandes Craice; Ramiro Augusto de Figueiredo; Ricardo Roberto dos Santos; Roberto de Jesus Cesar; Roberto França Auad; Robson Luiz Ribeiro Jambeiro; Rômulo Augusto Correa da Costa; Rubens Neves (Cbn); Ruiter Jorge de Carvalho; Sérgio Nestor Bassos; Sergio Neves; Silvestre Xavier de Oliveira; Soahil da Silva Nogueira (Prof. Soahil); Umberto Mendes de Oliveira; Ussiel Tavares da Silva Filho; Valter Yoschinobu Yamaguchi  (Cbn); Victor Domingos da Silva; Wagner Reway; Washington Nogueira Dornelles; Whady Lacerda; William Gomes; Wilson Cipriano Peixoto da Silva.

Tapaiúna Fraga