08/08/2012
Portadores de doença pulmonar avançada terão melhorias no atendimento
Luiz Alves
Vereador Everton Pop é o autor da proposta
Em sessão plenária da Câmara de Cuiabá, ocorrida ontem (07), foi apresentado o projeto de lei, de autoria do vereador Everton Pop (PSD), que institui o Programa de Serviços Integrados para o tratamento de doenças respiratórias no município.

A proposta pretende cuidar especialmente dos portadores de Doença Pulmonar Avançada (DPA) e incluir o Programa de Dispensação de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP) na rede municipal de saúde. Desta forma, os pacientes com doença pulmonar crônica, que sofrem de uma série de sintomas, poderão conseguir melhorar seu estado de saúde.

Normalmente o portador de DPA tem a função pulmonar bem reduzida, é idoso e tem dificuldades para realizar atividades corriqueiras do dia-a-dia, fatores de risco que levam a uma maior morbi-mortalidade. Como não há cura, o tratamento destes pacientes busca sempre melhorar seus estado funcional, aliviando paliativamente os sintomas clínicos.

Alguns dos objetivos do projeto apresentado são: a promoção de estratégias para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias, especialmente da DPA e complicações clínicas associadas a elas, integrando-as aos serviços de pneumologia da rede ambulatorial que dispensam a oxigenoterapia domiciliar prolongada.

Outro objetivo é estruturar a rede de atendimento a estas doenças e a ODP nos serviços ambulatórias e também integrá-los com os serviços hospitalares, além de ampliar a rede de profissionais treinados, sensibilizados e aptos a promoverem cuidados para estes pacientes.

“Como estes pacientes têm repetidas complicações e chegam a ser internados várias vezes, precisamos lhes garantir um melhor tratamento na rede municipal, para diminuir seu sofrimento e garantir uma sobrevida, melhorando sua qualidade de vida”, defendeu o vereador Pop.

Luciana Oliveira Pereira