Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
04/06/2012
Audiência Pública debaterá sobre a Cardiopatia Congênita
Luiz Alves
Vereadores de Cuiabá durante sessão ordinária
A Câmara Municipal de Cuiabá promoverá uma audiência pública para debater sobre a saúde das crianças com cardiopatia congênita em Cuiabá. Esta proposição visa à conscientização de todos sobre essa problemática, mediante o esclarecimento acerca dos procedimentos técnicos a serem adotados nos hospitais e maternidades da Capital. 

A Audiência, proposta pelo vereador Lúdio Cabral (PT), está prevista para acontecer no próximo dia 15, às 09 horas, no Plenário das Deliberações da Casa  de Leis. O evento é alusivo ao Dia da Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita, celebrado no dia 12 de junho.

Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou na função cardiocirculatória, que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca. Uma a cada 100 crianças nascidas vivas tem algum defeito no coração, porém em algumas crianças isto só é descoberto anos mais tarde. 

Somente um diagnóstico precoce pode determinar de uma forma correta, qual o melhor tratamento para se tentar evitar complicações e determinar a indicação de qual o melhor momento para se realizar uma cirurgia.

O diagnóstico precoce, durante a gravidez, é importante para o planejamento do parto e pode salvar a vida do bebê naquelas cardiopatias mais complexas. Os índices de mortalidade decorrente das cardiopatias congênitas seriam drasticamente reduzidos se todos os cuidados pré e pós natais fossem devidamente instituídos.

Tapaiúna Fraga



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.