04/06/2012
Semana de 28 a 31 de maio
Festeiros de São Benedito visitam o parlamento municipal
Os festeiros de São Benedito percorreram as dependências da Câmara Municipal de Cuiabá para divulgar o tradicional festejo deste “Santo Cuiabano”. Embalados pelo som de uma animada banda, os devotos visitaram os gabinetes dos vereadores, levando a bandeira e a coroa do santo. Durante a visita, os coordenadores da festa convidaram toda a população da Baixada Cuiabana para prestigiar o evento e solicitaram apoio dos vereadores para que não deixe a tradição acabar.

Câmara presta homenagem aos “Ítalo-cuiabanos"
Na última quarta-feira (30), o Legislativo Municipal prestou homenagem a comunidade ítalo-brasileira residente em Cuiabá. O evento contou com apresentações de canções, danças e poemas da cultura italiana e ainda foram entregues 17 moções de aplausos. A comemoração também faz alusão ao dia 2 de junho, quando é comemorado o dia da comunidade italiana no município de Cuiabá.

Palestra sobre o sistema brasileiro de votação é proferida na Câmara
“Sistema Brasileiro de Votação: modelo para o mundo” foi o tema da palestra ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/ MT), na Câmara Municipal.  A palestra voltada para os vereadores, servidores da Casa e funcionários de gabinetes buscou familiarizar o público com a urna biométrica, tecnologia que já estará presente nas eleições deste ano.

Plenário da Câmara aprovou quatro novos Projetos de Lei
Na sessão ordinária de terça-feira (29), o plenário da Câmara aprovou dois projetos de lei, de autoria do Executivo Municipal: o que Cria e denomina o Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Leonel de Moura Brizola, localizado no bairro Liberdade e, Cria a Biblioteca Municipal no Distrito de Nossa Senhora da Guia. De autoria de vereadores, foi aprovada a lei que obriga a realização do exame de Oximetria de Pulso nos recém-nascidos em estabelecimentos públicos de saúde de Cuiabá e, a lei que obriga os bancos de Cuiabá a instalar balcão de atendimento na altura adequada aos cadeirantes.

Câmara Municipal reabre discussão sobre implantação da Lei Seca em Cuiabá
O promotor de Justiça, Paulo Prado, representante do Ministério Público Estadual (MPE) e chefe do Gaeco, usou a Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá para reafirmar à necessidade de se criar mecanismos para frear o consumo excessivo de bebida alcoólica e o uso de drogas ilícitas, em especial entre crianças, adolescentes e jovens. O Presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), autorizou a assessoria jurídica da Casa para preparar audiência pública para massificar o assunto junto à sociedade cuiabana.

Projeto prevê entrada gratuita para pessoas com deficiência e seus acompanhantes
O vice-presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social na Câmara de Cuiabá, vereador Washington Barbosa (PRB), apresentou durante sessão plenária, o projeto de lei que assegura o direito de acesso gratuito à pessoa com deficiência visual e deficiência física e de seu acompanhante em eventos privados de lazer, entretenimento, esporte e cultura. Se aprovada, a lei busca promover, proteger e assegurar todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, além de promover o respeito e sua dignidade.

Comunidade Italiana recebe homenagens da Câmara
Na última segunda-feira (28) teve início, na Câmara Municipal, a exposição em homenagem ao dia da Comunidade Italiana no município de Cuiabá, comemorado em 2 de junho. A data foi instituída para homenagear aos italianos e descendentes que residem na Capital e contribuem para o desenvolvimento cidade. Objetos antigos, banners e fotos que remetem ao período em que vários italianos chegaram ao Brasil, foram expostos no saguão principal da Casa de leis.

Idosos da Câmara de Cuiabá participam da Campanha de Vacinação contra a Gripe
Na manhã do dia 29, uma equipe da Secretaria de Saúde do município, aliada à equipe do ambulatório médico da Câmara Municipal, vacinou os servidores idosos que trabalham na Casa de Leis. A iniciativa é fruto de uma solicitação da Casa, que pretendia imunizar seus servidores contra a gripe. O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, possíveis complicações e internações decorrentes da infecção causada pelo vírus da gripe no grupo de risco.

Miss Brasil Globo visita Câmara de Cuiabá
Jakeline Oliveira, de 19 anos, eleita em Brasília a Miss Brasil Globo, esteve em visita à Câmara de Cuiabá na última terça-feira (29). Natural de Rondonópolis, a miss veio à Cuiabá apoiar o evento “Musa da Copa do Pantanal”, que acontece no próximo mês e realiza a etapa Cuiabá/ Várzea Grande. Ela também aproveitou para solicitar o apoio do Parlamento para melhor representar o Brasil e o estado de Mato Grosso.