31/05/2012
Festeiros de São Benedito visitam o parlamento municipal
Luiz Alves
Na manhã quarta-feira (30), os Festeiros de São Benedito percorreram as dependências da Câmara Municipal de Cuiabá para divulgar o tradicional festejo deste “Santo Cuiabano”.
Embalados pelo som de uma animada banda que entoava músicas regionais, os devotos visitaram os gabinetes dos vereadores, levando a bandeira e a coroa do santo.

Os coordenadores Sebastião Rodrigues da Silva, Maria da Glória Albernaz Bastos (Rainha dos Festejos) e Gláucio Ludicke (Rei dos Festejos), convidam toda a população da Baixada Cuiabana para prestigiar o grandioso evento. Também solicitam aos parlamentares o apoio à divulgação e à manutenção deste legado cultural secular.

A programação se inicia a partir do dia 23 de junho, com a Festa Social. O levantamento do mastro será no dia 26. A programação se estende do dia 28 de junho ao dia 1º de julho. No dia 28, haverá a Missa na igreja, às 5 horas da manhã; e a Procissão, às 17 horas, na avenida Rubens de Mendonça.

Durante a noite do dia 28 até a noite do dia 1º de julho, na área externa da Igreja de São Benedito, no bairro Baú, dá-se início às apresentações de artistas e bandas locais. O público presente poderá se deliciar com as comidas e bebidas típicas regionais, disponibilizadas em inúmeras barracas, as quais contribuem para manter viva essa identidade cultural.

A igreja de São Benedito, construída em 1722, em estilo barroco, com o altar-mor em talha dourada, em estilo rococó, é a mais antiga igreja de Cuiabá. A mesma guarda suas características originais e é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Tapaiúna Fraga

Fotos Relacionadas