17/05/2012
Câmara de Cuiabá recebe as bênçãos do Senhor Divino
Luiz Alves
Chegada dos Festeiros do Senhor Divino na Câmara

Os festeiros do Senhor Divino chegaram à Câmara de Cuiabá nesta manhã (17) empunhando sua Bandeira, no vivo vermelho de sua devoção. Cânticos de louvor ao Espírito Santo, aliada às canções regionais mobilizaram os corações dos cristãos que estavam no Parlamento.

A visita dos festeiros à Câmara foi muito representativa, pois há 183 anos, quando a festa foi iniciada, era no Campo D´Ourique, onde hoje funciona o Legislativo cuiabano, que as tradicionais touradas aconteciam.

A imperatriz da festa, Enil Pereira de Souza Moraes, fez uso da Tribuna Livre lembrando a importância da festa religiosa para os devotos e, solicitou o apoio dos vereadores para que a tradição não se acabe.

“Nós temos muitas dificuldades para fazer a festa, nos falta apoio logístico, financeiro e moral. E hoje, pedimos aos vereadores, como dignos representantes dos cuiabanos, que venham integrar-se à festa, para que ela não morra. Não deixem esta festa acabar”, explanou.

Em plenário, o vereador Antônio Fernandes (PSDB), como membro da Mesa Diretora, representou o apoio de todos os vereadores informando que, a partir do próximo ano, a Câmara passa a conceder a Ordem do Mérito Divino aos festeiros ou às personalidades que realizam a festa.

Na ocasião, o presidente da Casa, o vereador Júlio Pinheiro (PTB), concedeu Moções de Aplauso aos 26 Festeiros de 2012. “Outorgamos estas moções, pela brilhante trabalho que realizam e por levarem cultura, alegria e tradição ao povo cuiabano”.

Percorrendo a Câmara, para a tradicional ‘Esmolada’, os festeiros abençoaram os católicos, devotos ou não do Divino.  A colaboradora Gisele Dias, que acompanhava desde criança sua avó nas procissões, também fez sua doação, “acompanho a festa todos os anos, ela faz parte da vida dos cuiabanos. Gosto muito dessa movimentação, da honra à bandeira, de tudo”, comemorou.

Daniela Ribeiro Cardoso, secretária de Cultura e Resgate Histórico da Câmara, agradeceu a presença dos festeiros, destacando a adesão de todos à festa. “É com grande honra que recebemos aqui as bênçãos do Divino e, agradecemos a todos pela perpetuação desta tradição, pois vocês conseguem contagiar, com sua fé e alegria, a todos, não só os cuiabanos”.

Os festejos, que começaram na segunda-feira, seguem até o dia 27 de maio, Dia de Pentecostes. A data de encerramento marca o dia em que o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos de Jesus Cristo.

Neste último dia, além da Santa Missa e da Procissão, acontece a Quermesse na Praça Alencastro. Além dos tradicionais “pratos cuiabanos”, a festa ainda conta com apresentações artístico-culturais. Os artistas que animarão o evento são a cantora Olívia Ferreira e os regionalissimos, Roberto Lucialdo e Banda Viola de Cocho.

Luciana Oliveira Pereira

Fotos Relacionadas