16/05/2012
Servidores do Banco de Sangue do Pronto Socorro de Cuiabá são homenageados
Luiz Alves
Vereador Misael Galvão presidiu a sessão especial
Em sessão solene, realizada na manhã desta quarta-feira (16), foram homenageados os funcionários do Banco de Sangue do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá; da Coordenadoria de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Habitação; e da Câmara Municipal de Cuiabá.  A iniciativa partiu do vereador Misael Galvão (PR), que exaltou tanto a qualidade dos serviços prestados à sociedade quanto a dedicação destes profissionais ao ofício que exercem em seus respectivos cargos.

“Esta homenagem é mais do que justa. Estes servidores não poderiam deixar de ser reconhecidos, pois eles prestam um grande trabalho à sociedade, atuando com amor e eficiência, apresentando resultados positivos e com pontualidade”, justifica Galvão.

Em meio à emoção que marcou o momento, Misael Galvão enalteceu a identificação construída entre os segmentos homenageados. O vereador relatou que seu intuito é que todos os funcionários das instituições citadas, e também os doadores de sangue, se sintam contemplados através deste ato simbólico ofertado aos servidores presentes ao evento.

O parlamentar e a equipe do Banco de Sangue do PSM explanaram sobre a importância de se doar sangue, associada à atuação dos profissionais que realizam a coleta, os quais estão constantemente estimulando o aumento do número de doadores. E a razão para tal empenho é simples:

O sangue é um elemento essencial à vida. Em todas as unidades hospitalares existe uma enorme demanda pelo fornecimento regular deste item, ocasionada pelas diversas situações de emergência em procedimentos médicos-cirúrgicos que se apresentam diariamente.

Como a Ciência ainda não descobriu um substituto artificial eficiente para suprir sua falta no organismo humano, é de suma importância que as pessoas saudáveis, com idade entre 18 e 67anos, desenvolvam o hábito solidário de doar regularmente o seu sangue e hemocomponentes. O ideal seria que 3% da população adotassem o hábito de doar sangue periodicamente para que houvesse um estoque adequado. Doar sangue é um processo seguro, quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre. Os homens podem doar quatro vezes por ano e as mulheres três vezes.

As Moções de Aplausos concedidas aos servidores da Coordenadoria de Regularização Fundiária do município se deu, dentre outros fatores, ao serviço de regularização de 4.090 lotes no bairro Dr. Fábio, que se iniciou desde a época em que Misael Galvão atuava como líder comunitário da Associação de Moradores daquela localidade.

A Taquígrafa Cristiane Aparecida da Silva, funcionária da Câmara Municipal de Cuiabá há 15 anos, recebeu o título de Ordem de Mérito do Legislativo pelos relevantes serviços prestados junto à Secretaria de Apoio Legislativo desta Casa de Leis. “Este reconhecimento é excelente, pois quando nosso trabalho é prestigiado ficamos enaltecidos, e isso reforça nossa autoestima”, diz Cristiane, completando que “tal mérito é extensivo a todos os servidores desta Casa”.

A servidora Flávia Almeida da Silva foi outra agraciada neste evento, recebendo a Comenda do Legislativo Cuiabano. Tais menções honrosas são concedidas a personalidades consideradas “dignas de especial reconhecimento” pelo Poder Legislativo local.

Também estiveram presentes no evento o Diretor Geral do PSM de Cuiabá, Antônio Inácio Medeiros Neto, representando o Secretário de Saúde, Lamartine Godoy; o Diretor Clínico do PSM de Cuiabá, Dr. Carlos Albuquerque Maranhão; a Coordenadora de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Habitação, Duziem Macedo Cavalcanti; o Coordenador Técnico Administrativo do PSM de Cuiabá, Renê Gentil de Carvalho Neto; e as cantoras Eliane Rosa Amaral e Jackeline de Oliveira.

Tapaiúna Fraga