20/09/2007
Transporte adaptado foi debatido em sessão ordinária
Secom Câmara/CBA
Vereadores cobram ônibus adapatados para portadores de deficiência
A adaptação de 25% da frota do transporte coletivo foi um dos principais temas discutidos durante a sessão ordinária desta quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Cuiabá. O assunto teve adesão da maioria dos parlamentares que cobraram do Executivo, a medida que foi promessa do próprio prefeito Wilson Santos (PSDB) durante a posse do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, em maio desse ano, segundo informações do vereador Mário Lúcio (PMDB).

Mário enfatizou em plenário que, de hoje (20) até o fim de dezembro deverá cobrar incansavelmente, do Executivo, o cumprimento da promessa, pois a sua luta que tem respaldo em grande parte na conquista pela acessibilidade deve ser cumprida como medida de respeito às pessoas com deficiência.

O vereador Luiz Marinho (DEM) solidarizou-se com o assunto e enfatizou como exemplo, a frota adaptada do município vizinho, Várzea Grande, que faz a diferença entre usuários da Grande Cuiabá.

Além da adaptação aos usuários com deficiência, o líder do prefeito na Câmara, vereador Edivá Alves (PSDB) criticou a atuação de motoristas do sistema, principalmente em relação ao tratamento dispensado aos idosos. Enfatizou que os profissionais necessitam de “reciclagem”.

Para Edivá, um projeto de lei unificado, com parceria entre todos os parlamentares deve instituir meios de penalidades com cobrança de multas para aqueles que não cumprem as regras e normas do trânsito, principalmente quando as reclamações e denúncias envolverem pessoas idosas. Destacou que, semanalmente recebe inúmeras reclamações nesse sentido, o que passa a ser inadmissível ao Poder Público.

Segundo o vereador Marinho, situações rotineiras de desrespeito ao usuário do transporte coletivo não devem mais ser permitidas pelo Poder Público. “Além disso, os prestadores de serviço devem visar a qualidade para conquistar a clientela, senão daqui a pouco ninguém mais vai querer andar de ônibus”.

A faixa-verde foi outro assunto amplamente debatido em plenário, pelos parlamentares, devido aos constrangimentos em áreas comerciais pela falta de locais para estacionamentos gratuitos. Além disso, uma moção de repúdio ao senador Mário Couto (PSDB/PA) foi votada e aprovada por unanimidade, devido às constantes adiações da votação em Plenário, da indicação do economista Luiz Antônio Pagot para o cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).

Para os vereadores, em geral, Mato Grosso perde muito enquanto a situação permanece em suspense, pois há décadas o órgão está nas mãos de gestores de Minas Gerais.

Durante a sessão os vereadores aprovaram o projeto de lei que dá a denominação de logradouro público municipal, a Rua Manoel Rodrigues Paiva. A mensagem é de autoria do vereador Francisco Vuolo (PR).

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues