24/04/2012
Presidente do Crea-MT fala sobre a importância da inspeção predial
Luiz Alves
Presidente do CREA/MT, Juarez Samaniego
Na sessão ordinária desta terça-feira (24), o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (CREA/MT), Engenheiro Civil Juarez Samaniego, fez uso da tribuna livre para tratar da inspeção predial.

O objetivo dos membros do CREA é esclarecer sobre a necessidade da manutenção preventiva, principalmente nas construções verticais, para evitar catástrofes como a ocorrida recentemente no estado do Rio de Janeiro.

Samaniego veio tratar deste assunto a convite do vereador Edivá Alves (PSD), que também é formado em Engenharia Civil. Tramita na Câmara de Cuiabá um Projeto de Lei de sua autoria que dispõe sobre a obrigatoriedade da Inspeção Predial nas edificações da Capital.

“Legalmente, a responsabilidade do construtor se finda após cinco anos de encerrada as obras. Mas é extremamente necessário que as avaliações técnicas tenham continuidade de cinco em cinco anos, no caso das edificações mais novas. Nas edificações antigas, com mais de 50 anos de existência, é necessário que esse procedimento seja realizado todos os anos”, afirma o engenheiro.

Por tal razão, está sendo criada uma Comissão Multidisciplinar composta por engenheiros do CREA/MT e peritos do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (IBAPE-MT) para proceder à inspeção estrutural dos edifícios de Cuiabá.

Tapaiúna Fraga