24/04/2012
Representante de sindicato cobra fiscalização em festas ‘Open Bar’
Luiz Alves
Presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Luiz Carlos de Oliveira Nigro
O presidente do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS-MT), Luiz Carlos de Oliveira Nigro, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá, na sessão desta terça-feira (24), para cobrar a fiscalização daquilo que considera como “atividades comerciais clandestinas da indústria de eventos”.

Conforme o sindicalista, está ocorrendo em larga escala festas e no estilo ‘Open Bar’, em clubes, chácaras, estâncias, dentre outros, sem que haja a identificação dos organizadores e também de mensagens de proibição de entrada de menores de idade no local.

“Aqueles que realizam esses eventos têm altos lucros, possibilitados, inclusive, pela falta de recolhimentos de tributos. Além disso, estas festas acontecem sem qualquer observância às normas de higiene sanitária e segurança”, disse. Nas festas ‘Open Bar’ a bebida é à vontade, e a pessoa paga apenas a entrada.

Luiz Carlos esclarece que a intenção do Sindicato não é acabar com as festas e nem fechar estabelecimentos comerciais. O que enseja é apenas a fiscalização do Executivo, Polícia Federal, Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público, Vigilância Sanitária e Procon para prevenir a violência e o consumo indiscriminado de álcool e drogas, principalmente entre os menores. “Não queremos acabar com nenhuma festa ou estabelecimento, apenas regularizar suas atividades”, conclui o presidente do Sindicato.

Luiz ainda reforça que essa situação é uma promoção da ilegalidade, que vem inviabilizando a concorrência leal. Para ele, “hoje é mais vantajoso ter estes estabelecimentos informais do que se obter o CNPJ”. Dessa forma, ele sugeriu ao Legislativo municipal a criação de leis que inibam essa prática.

Tapaiúna Fraga