23/04/2012
Aberta a exposição ‘Mandalas da Fé’ no saguão da Câmara de Cuiabá
Luiz Alves
Peças que fazem parte da exposição Mandalas da Fé

De 23 de abril a 04 de maio, o saguão do Legislativo municipal é palco da exposição ‘Mandalas da Fé’, de autoria do casal de artesãos da região do São Gonçalo Beira Rio, Enizete de Oliveira Gomes e Benedito Antônio Gomes de Souza, popularmente conhecido como Dito Bom Clima.

O carro-chefe de seu trabalho consiste na confecção de mandalas, palavra de origem sânscrita, que significa círculo. Há também outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente, a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo.

Benedito conta que, em busca de um diferencial para suas criações, teve uma idéia inspirada em Nossa Senhora das Graças. A partir daí fez a fusão do elemento exotérico circular – a mandala – com elementos do catolicismo, resultando neste conteúdo temático, intitulado ‘Mandalas da Fé’.

Para a fabricação artesanal dos objetos, Enizete e Benedito utilizam a técnica de pintura e decupagem, nome dado à arte de decorar com colagens de recortes de papel estampado. A base principal do objeto é de MDF (Medium-density fiberboard), que é um material derivado da madeira, conhecido mundialmente por ser ecologicamente correto.

O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. As placas de madeira são coladas umas as outras com resina e fixadas através de pressão. Na fabricação das peças também são utilizados diferentes elementos acessórios, como vidros, alumínio de latas de refrigerante e outros materiais recicláveis.

Eles ainda produzem outros artefatos em cerâmica e vitrais, em diferenciados tamanhos, os quais também abordam temas da nossa cultura regional. Na exposição, há cerca de 30 peças de todos os tamanhos.
A Secretária de Cultura e Resgate Histórico da Câmara Municipal de Cuiabá, Daniela Ribeiro Cardoso, esclarece que, “embora esta exposição contemple elementos de religiosidade, seu foco é mostrar o lado artístico, não o religioso”.

“É claro que a temática abordada pelas mandalas veio a calhar com o calendário do mês de abril, que engloba a Semana Santa (dia 2 ao dia 8), o Dia da 1ª Missa rezada no Brasil (dia 26) e o Dia do Sacerdote (dia 27). Entretanto, esta Secretaria tem uma precaução permanente em sempre adotar uma postura eclética, oportunizando a todas as doutrinas religiosas igual espaço para suas manifestações nas dependências da Casa de Leis”, afirma Daniela Ribeiro.

Tapaiúna Fraga

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues