19/09/2007
Presidente da Câmara elogia resgate da cultura cuiabana
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Lutero ressalta a importância do resgate da cultura cuiabana
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (PP), participou da solenidade de inauguração da obra do Morro e Museu da Caixa d´Água Velha. Em seu discurso, o vereador destacou a importância do resgate da cultura cuiabana para os moradores da Capital. “Todos aqueles que por aqui passaram estão sorrindo de felicidade e alegria. Nós, cuiabanos, temos um enorme carinho por aqueles que cultivam nossas raízes. Cada vez que o prefeito resgata nossa história, conquista o carinho do nosso povo que ama Cuiabá”, frisou.

Cuiabano de família tradicional, Lutero elogiou o trabalho da presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Cuiabá (IPDU), arquiteta Adriana Bussiki Santos, que se empenhou em restaurar um local histórico para os moradores da Capital. “É gratificante ver o resgate da nossa cultura e o empenho de um prefeito que, embora não seja cuiabano, escolheu esta cidade para morar e tornou-se cuiabano de coração”, disse.

Ao citar as obras inauguradas pelo prefeito Wilson Santos (PSDB) que visam à integração dos cuiabanos por meio da recuperação de patrimônios históricos, o presidente do Legislativo Municipal fez questão de citar a participação da comunidade nas solenidades. “Nós, cuiabanos, temos história e nos orgulhamos dela. Mesmo com o calor intenso e sem chover há vários dias, centenas de conterrâneos estão aqui para saudar o resgate desta obra de tamanha importância para os moradores”, afirmou.

O vereador aproveitou para ressaltar a importância da revitalização da Praça Rachid Jaudy, centro da Capital, nos cruzamentos das avenidas Barão de Melgaço, Comandante Costa e Isaac Povoas, que passou a abrigar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Na praça, o destaque é a Viola de Cocho, um instrumento primitivo da cultura cuiabana.

Importante na exaltação da cultura popular, o 6º Festival de Cururu e Siriri também foi destacado pelo presidente da Câmara por tratar-se do maior evento da cultura popular de Mato Grosso, além de promover a revitalização do patrimônio cultural de Cuiabá. “Isso nos deixa orgulhosos. A Câmara de Cuiabá vai continuar prestigiando, participando e cada vez mais somando idéias para continuarmos nossa trajetória em busca de uma cidade com melhor qualidade de vida para todos”, reforçou.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues