Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
16/04/2012
Câmara expõe artefatos indígenas em comemoração ao dia 19 de abril
Luiz Alves
Exposição de artefatos indígenas

Durante toda esta semana, a Câmara Municipal expõe “Aupaba” ou “Terra de Origem”, que reúne 63 peças de diversas etnias indígenas,como forma de comemorar o Dia do Índio. As peças em exposição vêm da Artindia, parceira na Câmara nesta divulgação.

Entre os artigos expostos estão cestos da cultura Nambiquara e Mamaindê; cerâmica dos Karajás; lanças dos Pataxós, jarros da etnia Kuripaco; bancos Kuikuro, rede de fibra e máscaras Kalapalo, entre outros que expressam a arte indígena em suas várias facetas, tanto em artigos de uso cotidiano como através de peças ritualísticas. 

Segundo Daniela Ribeiro Cardoso, secretária de Cultura e Resgate Histórico da Câmara, pela importância da data, “buscamos para expor, aquilo que nossa terra tem e o que vem de nossas raízes”, justificou.

Sobre o dia 19 de abril - acomemoração foi criada no governo de Getúlio Vargas, em 1943, para valorizar a cultura indígena e chamar a atenção para a importância de sua preservação. Esta data foi escolhida, pois foi nela, no ano de 1940, que houve uma grande participação de líderes de vários povos indígenas no I˚Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Esses representantes foram convidadas a participar de reuniões e decisões, com vistas agarantir respeito pelos seus direitos e sua cultura.

Luciana de Oliveira Pereira



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.