10/04/2012
Câmara discute nesta quarta ausência dos cobradores em ônibus da Capital
Luiz Alves
A Câmara Municipal promoverá audiência pública para debater a ausência dos cobradores e a dupla função dos motoristas nos ônibus da Capital, visando à avaliação das possíveis consequências desta medida para os usuários do transporte coletivo. O evento acontecerá a partir das 9 horas desta quarta-feira (11), no Plenário das Deliberações da Casa de Leis.

O secretário municipal de Transportes Urbanos, Josemar de Araújo Sobrinho, e o presidente do Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres de Cuiabá e Região (STETTCR), Ledevino da Conceição, confirmaram presença junto aos vereadores Arnaldo Penha e Lueci Ramos, requerentes da proposta.

O Ministério Público Estadual está investigando essa questão e a Promotoria de Defesa do Consumidor determinou prazo à prefeitura Cuiabá para encaminhar cópia do projeto que extingue a função dos cobradores no transporte coletivo da capital.

Na prática, a extinção dos cobradores acarretará aos motoristas as funções de receber a tarifa e passar o troco, liberar a catraca e atentar à descida dos usuários para o fechamento das portas. Segundo informações, as linhas que já estão operando com essa medida tem causado transtornos para os usuários do transporte coletivo, que reclamam da insegurança e da demora para chegar ao destino.

Tapaiúna Fraga