28/03/2012
Toninho de Souza apresenta projeto de lei que exige volta dos cobradores no transporte coletivo
O vereador Toninho de Souza (PSD) apresentou na sessão ordinária de terça-feira (27-03) projeto de lei que obriga as empresas de transporte coletivo em Cuiabá a voltar a usar a figura de cobrador nos ônibus. Por contenção de despesas, algumas empresas já não escalam ou fazem o uso de um funcionário específico para atender os passageiros na hora de passar pela roleta.

Quem está desempenhando este papel no momento é o próprio motorista, que fica sobrecarregado com duas funções. A proposta de Toninho de Souza é para que o condutor do veículo fique apenas com sua função de conduzir o veículo.

"O motorista de transporte coletivo precisa de muita atenção para conduzir os passageiros com segurança. Esse acúmulo de funções a que está submetido acaba trazendo insegurança para todos, tanto para o passageiro como também para outros motoristas de carros comuns, motociclistas, pedestres, ciclistas entre outros. Isso é um perigo já para o nosso caótico trânsito", afirmou o parlamentar.

Na proposta apresentada na Câmara Municipal, o vereador prevê inúmeras sanções às empresas que descumprirem a lei em caso de sua aprovação. Uma das aplicações seria multa; em caso de reincidência suspensão da concessão e nova infração cassação da concessão. De acordo com Toninho de Souza, a prefeitura de Cuiabá como dona da concessão pública sob o transporte coletivo precisa fazer algo em pró da população que faz o uso do transporte coletivo na capital de Mato Grosso.

"Não se pode ficar sem fazer nada diante de um caso de risco à vida de milhares de pessoas", salienta, ressaltando esperar pelo respaldo de seus companheiros de Legislativo para que a proposta seja aprovada e seja colocada em prática ainda neste ano.

Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues