27/03/2012
Arquiteto fala sobre as obras preparatórias para a Copa do Mundo 2014 em Cuiabá
O arquiteto, urbanista e professor universitário, José Antônio Lemos dos Santos, fez uso da tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá, na sessão desta terça-feira (27/03), para discorrer sobre as obras de infraestrutura a serem realizadas em Cuiabá, visando a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

O professor José Lemos disse que acompanha este processo tanto quanto o cidadão comum, quanto profissional do ramo da engenharia. Conforme atesta, está otimista, por um lado, devido estarmos vivenciando a época de maior entrada de recursos financeiros em nossa Capital. Já, sob outra ótica, frustra-se pelo fato de não haver tempo hábil para a edificação de todas as obras que considera necessárias à população. Mesmo assim, reconhece as possibilidades de legados positivos para a cidade, mediante o advento da Copa.

“Cuiabá vive o melhor momento da sua história, mas poderia estar muito melhor”, assevera, lamentando-se que Cuiabá não está preparado institucionalmente para receber um evento de tamanha magnitude. Para ele, se faz necessária a instituição dos aspectos de planejamento e desenvolvimento urbano na Lei Orgânica do Município para direcionar as políticas públicas co-relacionadas.

Um dos principais aspectos, nesse sentido, é a questão da mobilidade urbana, diretamente ligada ao transporte, setor que protagonizou intenso debate em torno de qual – e por que – deve ser o novo modal a ser implantado: Bus Rapid Transit (BRT) ou Veículo Leve sobre Trilho (VLT).

Lemos entende que este fator não pode ser tratado de maneira isolada, mas sim integrado à realidade dos conglomerados urbanos. Para isso, devem ser abordadas as questões de uso e gestão do solo nas áreas urbanas e as questões referentes às densidades populacionais, visando projetar ordenadamente o desenvolvimento de Cuiabá rumo ao seu tricentenário.

Tapaiúna Fraga