Início
NOTÍCIAS
28/02/2012
Projetos de utilidade pública são aprovados na Câmara de Cuiabá
Luiz Alves
Vereadores de Cuiabá durante sessão ordinária
O Executivo Municipal deve sancionar, no prazo de 15 dias, três projetos de lei do vereador Pastor Washington (PRB), aprovados nesta terça-feira (28/02), na Câmara de Cuiabá. O primeiro institui o dia da orientação farmacêutica no calendário oficial do município. O projeto visa proporcionar uma informação adequada à população sobre os perigos da automedicação, de prevenção à falsificação e da propaganda enganosa, do uso abusivo de drogas.

Pastor Washington Barbosa justifica que “são cada vez mais frequentes os acidentes, vitimando pessoas de todos os níveis sociais, em decorrência da ingestão incorreta ou indevida de um medicamento”. Ele afirma que a automedicação, mais do que uma prática perigosa à saúde, “vem se constituindo num fenômeno cultural com raízes cada vez mais profundas em nossa sociedade”.

O segundo projeto, aprovado por unanimidade em sessão plenária, cria a semana de prevenção a acidentes com motociclistas, que tem por objetivo contribuir com a conscientização de motociclistas com relação à prevenção de acidentes, que tem crescido assustadoramente em Cuiabá, na maioria das vezes, com vitimas, inclusive, muitas fatais.

No projeto, o vereador destaca que o número de acidentes de trânsito com mortes envolvendo motociclistas é quase o dobro do registrado com automóveis. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a maio de 2011 houve um aumento de 81% no numero de acidente com motos na Capital.

O terceiro projeto aprovado institui a semana municipal de prevenção a acidentes domésticos. Ele ressalta que os acidentes domésticos têm causado preocupação às donas de casa dos lares cuiabanos. Geralmente, os agentes causadores são líquido quente, fiação elétrica, fogo, botijão de gás e instrumentos cortantes.

Pai de dois filhos, Washington Barbosa lembra que as crianças não são capazes de avaliar o perigo, por isso a importância da atenção dos pais.

O republicano observa que a atenção também se estende aos idosos. No projeto, ele observa um dado importante do Sistema Único de Saúde (SUS), na qual um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do país ocorre com pessoas acima de 60 anos. O mais espantoso é que cerca de 75% dessas lesões acontecem dentro de casa, sendo que 34% das quedas provocam algum tipo de fratura.

A maior parte desses acidentes, cerca de 46% acontecem no trajeto entre o banheiro e o quarto, principalmente à noite. Há, ainda, o agravante de que a recuperação do idoso é mais difícil, e durante a convalescença ele fica sujeito a desenvolver doenças pulmonares e problemas nas articulações. A boa notícia é que a prevenção é simples e implica apenas a mudança de alguns hábitos.

Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
15/07 - Audiência Publica discute reforma da previdência no âmbito municipal
15/07 - Líderes da Igreja Assembléia de Deus são homenageados pela Câmara Municipal
15/07 - Câmara de Cuiabá não terá recesso parlamentar no mês de julho
14/07 - Câmara realiza Audiência Pública para discussão da LDO/2021
14/07 - Misael Galvão apresenta mais de 4 mil indicações em 7 meses de 2020
14/07 - Diagnosticado com Covid-19, Saad da entrada no hospital
14/07 - Plano Municipal de combate ao suicídio agora é lei em Cuiabá
14/07 - Câmara de Cuiabá instaura CPI da Central de Regulação
14/07 - Presidente encaminha relatório de CPI a Procuradoria
14/07 - Vereador apresenta projeto que torna exercício físico como atividade essencial na Capital
14/07 - Vereador testa positivo para a Covid-19
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.