27/02/2012
Pastor Washington culpa Poder Público por índice de menores envolvidos em homicídios em Cuiabá
Indignado com os dados apresentados pela Delegacia Especializada do Adolescente da Capital (DEA), que mostram um total de 31 menores autuados por homicídio, em Cuiabá, o vereador Pastor Washington (PRB) apontou o poder público como principal responsável pela situação. Tendo em vista que, atualmente falta educação de qualidade e políticas públicas voltadas para os adolescentes no Estado.

Para o parlamentar, o governo que não investe em educação tende a investir mais em segurança. “A qualificação profissional é um pressuposto importante para evitar que os jovens entrem no mundo da contravenção”, critica Barbosa, ao pontuar que há um déficit de investimentos em programas sociais para atender os jovens.

O vereador observa ainda que a liberdade imposta pela família também é um dos fatores que levam o adolescente entrar no mundo das drogas, e em conseqüência, no crime.  “O abuso de álcool e outras drogas por adolescentes é considerado, atualmente, um grave problema de saúde pública, e um dos fatores responsáveis pelo aumento na criminalidade, nessa faixa de idade”, aponta.

Exemplo de superação:

Como exemplo, Washington Barbosa, cita o caso de Marcos Vinícios, filho de Esmael Vicente, morador do bairro Jardim Botânico, em Cuiabá. Que após ser obrigado pelo pai a fazer um curso profissionalizante, aos 16 anos e distribuir currículos, foi chamado por uma empresa para trabalhar.

Hoje aos 23 anos, Marcos é fiscal de uma multinacional e bem sucedido. O pai afirma que tomou a iniciativa de mandar o adolescente fazer um curso de capacitação, depois de ter observado a mudança de comportamento do filho.

Diante disso, o pai do jovem avalia que a educação e a família são fundamentais para a integração do jovem na sociedade.

Assessoria de Gabinete