07/11/2011
Projeto de lei determina a proibição de som automotivo em postos de combustíveis de Cuiabá
Luiz Alves

Som automotivo poderá ser proibido dentro dos postos de combustíveis no município de Cuiabá. Na proposta do vereador Pastor Washington Barbosa (PRB), apresentada em sessão plenária, fica vedada a permanência de veículos e pessoas no ambiente para a prática de escutar os chamados “sons tunados”, ou outro som em volume que ultrapasse o interior do veículo.

De acordo com Pastor Washington, a lei se faz necessária em respeito à ordem pública, tendo em vista que alto falantes, geralmente adaptados nos portas malas dos carros, não servem para outra coisa, senão, a perturbação e desrespeito à lei do limite máximo de decibéis permitido. “E, ainda, prejuízo da audição não só dos usuários dos veículos, como também de todos os moradores que residem nas vizinhanças dos estabelecimentos”, observa ele.

No projeto de lei, o vereador republicano cita uma reportagem do site noticioso, Olhar Direto, de Cuiabá, do dia 16 de setembro, sobre o assassinato do jovem Anderson Silva Tapajós, de apenas 25 anos, que foi alvejado com um tiro no coração após uma discussão banal no posto Presidente, localizado em frente ao Colégio Liceu Cuiabano, na Avenida Presidente Marques.

“A matéria do site Olhar Direto mostra claramente que o Posto Presidente se tornou um verdadeiro baile funk a céu aberto na Capital, com jovens, inclusive alguns menores de idade, dançando e bebendo ao estridente som automotivo que costuma agitar o local, atravessando a madrugada”, denuncia o parlamentar do PRB. “O poder público não pode deixar essa situação passar despercebido”, justifica Pastor Washington.

Segundo o vereador, o projeto poderá minimizar o caos que se instalou em Cuiabá, com uma rigorosa fiscalização da Prefeitura Municipal.

Adrielle Piovezan

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues