25/10/2011
Júlio Pinheiro afirma que administração Chico Galindo já dá “outra cara” para Cuiabá
Secom CâmaraCbá
Presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro, e o prefeito Chico Galindo

Recapeamento de aproximadamente 80% da malha viária, solução para o crônico problema da falta de água, regularização fundiária e investimentos em mobilidade urbana, em parceria com o Governo de Mato Grosso, tendem a dar “uma nova cara” para Cuiabá, até 2014. A projeção partiu do presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio César Pinheiro (PTB), ao assegurar que parcela considerável dos projetos foi sugerida ou melhorada pelos parlamentares municipais.

Júlio Pinheiro citou o Programa Multiação, executado pela Prefeitura de Cuiabá, numa parceria com o Governo do Estado, através da extinta Agência Executora das Obras da Copa (Agecopa). “Com o recapeamento, por exemplo, onde estão sendo investidos cerca de R$ 40 milhões, a municipalidade está recuperando um patrimônio de mais de R$ 400 milhões de nossa cidade, que corria o risco de se perder”, afirma Pinheiro, referindo-se ao asfalto restaurado.

Pinheiro aponta como “avanço histórico”, também, a coragem do atual prefeito de assumir a responsabilidade de universalizar o abastecimento de água na cidade, considerado problema crônico de Cuiabá. Ele aponta que “foi um ato de coragem sem precedentes” a decisão de Chico Galindo de resolver solucionar o problema da água e crê que, em menos de 12 meses, a maioria da população perceberá a diferença, positivamente.

O presidente da Câmara argumenta que, mesmo enfrentando dificuldades financeiras e sofrendo com a queda de arrecadação do Estado, a Prefeitura Municipal está trabalhando para melhorar a vida das pessoas que vivem em Cuiabá. “É lógico que isso é obrigação do gestor público. Porém, outros passaram e não fizeram o que Chico Galindo tem feito pela cidade, numa demonstração de coragem”, justifica ele.

Júlio César Pinheiro destaca, também, a coragem de Chico Galindo ao “comprar a briga” do Programa Regularizar – Um Gesto de Carinho de Direito à Moradia, com projeção de entregar mais de 30 mil títulos definitivos de posse da terra. “Antigamente, tratar a questão da regularização fundiária era quase ‘proibida’, porque muitos bairros da Capital surgiram de invasões incentivas por agentes políticos”, recorda o presidente da Câmara.

Por decisão de Galindo, com apoio do Poder Legislativo, segundo ele, a Prefeitura firmou parceria com o Governo de Mato Grosso, através do Instituto de Terras do Estado (Intermat), para levar adiante o Programa Regularizar. Pinheiro acredita que, até dezembro, serão entregues pelo menos três mil títulos definitivos, a maioria, em substituição à extinta Certidão de Real Direito de Uso (CDRU), extinta pela Câmara.

Pinheiro entende que, em breve, mesmo os partidos e parlamentares de oposição, terão de reconhecer os avanços da cidade, com a administração Chico Galindo.

Oriundo da periferia e freqüentador assíduo de bairros distantes da área central, o segundo Secretário da Câmara de Cuiabá, vereador Professor Néviton Moraes (PTB), endossa a análise de Júlio Pinheiro, em especial no que tange ao Multiação e do saneamento básico. “Problemas que se arrastavam há décadas estão sendo enfrentados, agora, por Chico Galindo, com apoio da Câmara”, justifica Néviton Moraes.

Ronaldo Pacheco