24/10/2011
Deputado homenageia vereador por lei que institui o Dia da Violência contra o Idoso

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) homenageou com Moção de Congratulação, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, o vereador Pastor Washington Barbosa, líder PRB na Câmara Municipal, pela autoria na Lei que institui o Dia da Conscientização da Violência contra o Idoso, em Cuiabá. De acordo com o deputado, a proposta é uma brilhante iniciativa, principalmente por ser de extrema importância para o cotidiano da sociedade.

Emanuel Pinheiro reconhece que a lei visa estimular e promover campanhas de conscientização, acerca das diferentes formas de violência praticadas contra o idoso. “Além de ampliar o debate entre os órgãos públicos e a sociedade civil, mostra o constante crescimento desse tipo de violência, em Cuiabá”, argumenta o deputado republicano.

Pastor Washington ressalta que a homenagem é mais um incentivo para continuar trabalhando pelas causas sociais, na Capital, principalmente para as pessoas que mais necessitam do apoio do poder público. “O principal objetivo da lei é alertar a população sobre a situação vulnerável que os idosos enfrentam, tendo em vista que todos os seres humanos passam pelo processo do envelhecimento”, justifica Washington Barbosa.

O vereador republicano observa, ainda, que a melhor idade representa, primeiramente, uma conquista histórica e social, na medida em que se revela um aumento na expectativa de vida da população brasileira. “E, em Cuiabá, esse índice está acima da média nacional”, resume ele.

CONCURSO ANUAL DE REDAÇÃO

Pastor Washington apresentou na Câmara de Cuiabá, na sessão ordinária desta quinta- feira (17/10), projeto de lei, que institui na data do dia 1º de outubro de cada ano, um concurso de redação entre alunos da rede pública de ensino, com o tema “O envelhecimento e a valorização do idoso”.

De acordo com a proposta do parlamentar, a Secretaria Municipal de Educação poderá premiar as melhores Redações, como também fazer parcerias com instituições ou empresas interessadas em doar a premiação.

Washington Barbosa pondera que é preciso conscientizar a população, principalmente os mais jovens, incentivando o respeito e a consideração pelos mais velhos, porque o idoso não deixa de ser, inexoravelmente, o seu próprio futuro. “O concurso de redação ajudará, e muito, os jovens a conhecer a realidade daqueles que envelheceram, na busca de eliminar qualquer preconceito à melhor idade através da produção de conhecimentos sobre este tema.

Adrielle Piovezan