Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
28/08/2007
Câmara aprova projetos de revitalização e ocupação de áreas no Centro de Cuiabá
Secom Câmara/CBA
Vereadores discutem mensagem do Executivo
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (28), duas mensagens do Poder Executivo que prevêem a ocupação ordenada das edificações da área central da cidade para fim de moradia, e revitalização dos pontos turísticos. Para tanto, os vereadores concordaram em flexibilizar as Leis Complementares nº 003/92 e nº 103/03 para que a Prefeitura Municipal seja beneficiada com recursos do Governo Federal que serão aplicados nas reformas.

Conforme a Mensagem do Poder Executivo, Cuiabá passa por um processo de ocupação desordenada, desde a década de 70, com expansão direcionada do centro para a periferia. Com isso, os centros históricos foram desocupados em detrimento dos loteamentos residenciais afastados. “Alguns prédios e imóveis antigos perderam as finalidades iniciais, ficando completamente abandonados ou em ruínas, sendo alvo de constantes invasões”, diz um trecho da Mensagem.

Nesta situação, encontram-se os edifícios dos hotéis Fenícia e Excelsior, o prédio que abrigava a sede da Companhia de Saneamento de Mato Grosso (Sanemat), todos situados na avenida Getúlio Vargas, bem como o edifício da Galeria “GG”, na rua 13 de Junho.

Durante a sessão, também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar que altera o parágrafo 2º do artigo 52 da Lei Complementar 044/97 com o objetivo de permitir a edificação de empreendimentos residenciais na região central de Cuiabá e promover a revitalização da área.

A alteração na legislação, segundo a Prefeitura, vai possibilitar a criação de novas opções de moradia, aumentando o comércio local. “Através de tal mudança haverá injeção de população no local, o que contribuirá para melhoria do espaço urbano, tornando-o mais cosmopolita, com novos mercados e possibilidades”, diz um trecho do projeto.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.